Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Higiene e Alimentação dos gatos




OS OLHOS

As lágrimas que umidificam os olhos são normalmente drenadas por um pequeno canal entre os olhos e o focinho: o canal lacrimal. Nas raças de face achatada (como o Persa), a drenagem e ruim e as lágrimas tendem a escoar sobre a parte saliente do focinho, formando um escoamento marrom, que pode ser limpo com um algodão seco. Um escoamento excessivo de lágrimas, com o interior das pálpebras (conjuntiva} bem vermelho e uma dificuldade de manter os olhos abertos indicam uma afecção dos olhos (gripe, doença viral ...)Consulte seu veterinário.

AS ORELHAS

Elas devem ser limpas. Você pode limpa-las com um algodão seco. Evite introduzir cotonetes ou outros objetos dentro do conduto auditivo, que podem empurrar os fragmentos para o fundo. Parasitas podem se desenvolver no interior do conduto auditivo. Em caso de secreção excessiva, de pus, ou se o animal coça vigorosamente as orelhas, consulte seu veterinário.


OS DENTES

O tártaro tende a se acumular sobre os dentes do gato. Com o tempo, provoca a inflamação das gengivas, produz um mau-hálito e pode mesmo levar a perda dos dentes. Seu veterinário pode remover o tártaro dos dentes de seu gato sob anestesia geral. 0 cuidado com os dentes é essencial para preservar a boa saúde de seu gato.

AS GARRAS

Quando elas se tornam muito longas, é necessário corta-las. Consulte seu veterinário sobre como proceder. Oferecendo um arranhador a seu gato, você permite que ele mesmo cuide de suas garras e evita que ele as uti1ize sobre sua mobília.


ALIMENTAÇÃO

Para satisfazer as necessidades nutricionais de seu gato, você pode escolher entre a alimentação caseira e os alimentos industrializados vendidos em lojas especializadas.

Uma alimentação caseira é uma refeição que você mesmo prepara a partir de ingredientes como arroz, carne, legumes ... Se você pode controlar pessoalmente a qualidade de sua composição, seus inconvenientes são o custo, o trabalho necessário, e, mais grave, os riscos de desequilíbrios nutricionais, caso seu alimento não contenha todos os nutrientes necessários, em quantidades suficientes.

Os alimentos «industriais» tem a vantagem de serem mais econômicos e de conter todos os nutrientes de que seu gato precisa. Eles são cuidadosamente preparados, utilizando os melhores ingredientes e respeitando regras sanitárias, similares as da alimentação humana. Estes alimentos são muito apreciados pelos gatos. Nós lhe recomendamos oferecer quantidades limitadas de alimento a seu gato e seguir as quantidades diárias recomendadas por cada fabricante. Apos a castração (macho) ou a esterilização (fêmea), os gatos tendem a engordar. Para mantê-los em forma, é muito importante reduzir as quantidades de alimento e/ou oferecer um alimento menos rico em gorduras. Consulte seu veterinário.

Os alimentos úmidos ou conservas

Os alimentos úmidos contem em media 80% de água. São necessárias de 300 a 400g para satisfazer as necessidades diárias de um gato adulto. Isto representa uma despesa anual alta.

Os alimentos secos

Os alimentos secos contem menos de_s14 14% de água, mais freqüentemente de 8% a 10%. Equilibrados e completos, eles contem todos os nutrientes (proteínas, gorduras, carboidratos, minerais e vitaminas) de que o gato necessita. Concentrados em elementos nutritivos, os alimentos secos são econômicos e práticos: 50 a 100g diárias são suficientes para alimentar um gato adulto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário