Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gatos usando vaso sanitario



Só Falta Dar a Descarga…
Faça você mesmo

Muitos gatos usam o vaso sanitário. Alguns donos acham anti-higiênico, outros consideram prático.

Os gatos aprendem mais rápido que os cães o local adequado para urinar e defecar. Como eles enterram as fezes e urina (hábito antigo) a caixa sanitária com terra, areia ou similar é facilmente adotada pelos gatos ainda filhotes. Se a caixa sanitária estiver localizada num local de fácil acesso e sem obstáculos no caminho, os gatos tendem a usá-la sem problemas.

Se o gatinho ainda é muito filhote, vale a pena limitar o número de cômodos que ele terá acesso na casa até ele se acostumar a caixa sanitária. Se a casa for muito grande ou tiver vários andares, considere utilizar mais de uma caixa (esta dica também vale se você tiver mais de um gato).

Como os gatos aprendem esta tarefa muito facilmente, podemos incrementar…e ensiná-los a usar o vaso sanitário.

O importante é aproximar a caixa sanitária do banheiro (e do vaso), gradativamente. O ideal é fazer uma caixa sanitária de cartolina ou material semelhante para que as bordas sejam baixas, facilitando a adaptação. Inicialmente a caixa deve ficar ao lado do vaso e em seguida, em cima dele, com a tampa fechada, naturalmente. É fundamental que a caixa fique bem equilibrada e fixa se possível. Se ela virar ou desequilibrar, seu gato pode ficar inseguro. Quando seu gato já estiver usando a caixa em cima do vaso sanitário, faça um buraco não muito grande (tamanho de 1 ovo) no meio da cartolina e a encaixe abaixo do assento. Aumente o buraco gradativamente e quando seu gato estiver usando a caixa regularmente (não deixe só esta caixa disponível!) remova a cartolina.

O aprendizado costuma durar de 4 a 8 semanas e não é garantido que seu gato vai gostar. Lembre-se: pode não funcionar.

Se seu gato tiver a mira como a de muitos homens (hahaha) desista, seu banheiro vai ter um cheiro desagradável…também é possivel escolher um banheiro da casa para ser utilizado somente pelo seu (s) gato (s).

Depois de todo esforço, não espere que seu gato dê a descarga, mas isso não significa que isso nunca irá acontecer…

Um comentário:

  1. Coloquei a foto tambem de um gato no vaso no http://adilugosi.blogspot.com

    ResponderExcluir