Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Devon Rex


Temperamento

São companheiros vivos, amistosos e brincalhões.
Introdução

O Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pêlo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina. O Devon Rex surgiu numa altura em que o Cornish Rex alcançava notoriedade nas exposições de 1960, daí pensar-se que a 2ª mutação do Rex fosse uma forma de Cornish Rex. No entanto, do acasalamento destes gatos não resultou qualquer cria Rex, confirmando a sua diferença genética. A pelagem do Devon Rex é distintiva, pois apresenta camadas de pêlos superiores e de subpêlo, sendo estes mais retorcidos do que os de mutação Cornish. A criação do Devon Rex surgiu a partir de 1960, na Grã-Bretanha, quando em Devon, Inglaterra, uma mulher usando um gato bege de pêlo encaracolado, acasalou-o com a sua gata. Uma das crias resultantes surgiu então com o pêlo semelhante ao do progenitor, encaracolado. O Devon Rex foi reconhecido pela primeira vez em 1967.
Descrição

É de uma forma geral em todas as variantes, um gato musculoso e elegante; bigodes quebradiços e pelagem ondulada.
Variantes

Com excepção dos bicolores, todas as cores e estalões são reconhecidos.
Branco

Como todos os Devon Rex são gatos musculosos, têm um distinto ar Foreign (gato com aspecto ágil e ossatura fina, como o Siamês). As orelhas são grandes e largas, estão situadas num nível baixo do crânio, precisam de ser limpas regularmente, com algodão.
Creme

Possui um corpo duro e musculoso; o seu pescoço é especialmente elegante; o focinho é cuneiforme e as grandes orelhas dão-lhe um ar traquina. Esta variante em particular não deve ficar na rua, expostos ao frio e à humidade, durante longos períodos.
Azul

A precursora desta raça tinha uma cor cinzento-fumo, sendo o Azul a coloração que mais se aproxima da original. A depressão nasal que esta raça apresenta no nariz é notável. Um sinal de contentamento patente neste gato é o abanar da cauda, quando por norma este sinal na maioria dos casos é sinal de desaprovação. À semelhança das outras variantes possui um focinho cuneiforme, com malares proeminentes; os olhos enviesam em direcção do limite exterior das orelhas.
Creme e Branco

A distribuição das manchas creme e brancas é menos importante do que a qualidade da pelagem. As áreas creme são homogéneas no gato adulto, no entanto, nas crias poderão existir manchas.
Azul-creme e Branco

Como membro do grupo Tartaruga, o Devon Rex Azul-creme e Branco é uma variedade essencialmente feminina; qualquer macho que nasça é quase certamente estéril. As peladas são um grande defeito nestes gatos, no entanto, aceita-se que os seus frágeis bigodes se quebrem com facilidade. O corpo ergue-se acima das patas, o focinho é curto e tem umas longas patas traseiras; a cauda é comprida.
Fumado Preto

O Preto é muitas vezes preferido devido ao seu bonito contraste. As patas anteriores de alguns gatos adultos podem parecer arqueadas, mas é uma ilusão resultante da amplitude do peito e não de uma fraqueza. Tem uma pelagem ondulada e a cauda está bem coberta de pêlo, mas não é peluda.
Fumado Branco e Preto

As áreas pretas e brancas devem estar bem definidas. As orelhas e o focinho do Devon Rex são as características que mais os distingue dos Cornish Rex. O afinamento da qualidade da pelagem é o mais importante para os criadores. O corpo é duro, elegante, musculoso e alongado; as orelhas são grandes, com cobertura de pêlo fino com tendência para tufos de pêlos nas pontas; a cauda tem uma boa cobertura pilosa.
Si-Rex Point Tabby Creme

A designação Si-Rex aplica-se a gatos com pontas semelhantes às dos Siameses. A qualidade da pelagem é muito importante nesta raça, no entanto, as crias só desenvolvem uma pelagem completa por volta dos dezoito meses. Um factor identificativo desta variedade é as marcas na pelugem mais escuras, nas pontas das áreas de coloração creme. O crânio é chato, as patas elegantes e a pelugem mais abundante nos adultos.
Tabby Castanha

Possui grandes malares e pequenos focinhos. As marcas de pelugem mais escuras realçam na cabeça, nas patas e na cauda. A pelagem curta evidencia a forma do corpo elegante e musculada; possui um peito amplo; os bigodes são frágeis e enrugados; marcas tabby (marcas na pelugem, que podem ser às riscas, aos borrões ou às manchas ) mais escuras nas patas dianteiras e na cauda.
Tabby Tartaruga Silver

São conhecidos na América do Norte como "Torbies" ou "Tabbies com manchas Tartaruga".Como todas as formas Tartaruga, estes gatos, são quase invariavelmente, fêmeas. nos Tabbies Tartaruga, as marcas tabby substituem a cor branca presente na pelagem de um tartaruga. As orelhas encontram-se num nível baixo do crânio; o queixo é forte; o corpo é musculoso, mas elegante e a cauda não pode apresentar qualquer nodosidade.
Tabby Vermelho Silver

Apresenta uma coloração de tonalidade vermelha. Os bigodes são quebradiços e partem-se facilmente; membros posteriores longos e musculados; pelagem ondulada e encrespada, em especial no dorso e flancos.
Observações

É de uma forma geral em todas as variantes, um gato musculoso e elegante; bigodes quebradiços e pelagem ondulada. Um pêlo bem cuidado ajuda a valorizar a ondulação natural da pelagem do Devon Rex Uma das melhores maneiras de tratar a pelagem distintiva destes gatos é massajá-la com as mãos. O brilho será maior se depois se passar um pano de seda. Um banho quente de farelo é também muito bom para o pêlo destes gatos, uma boa massagem ajuda a absorver a gordura. O farelo deve depois ser escovado e a pelagem polida.
Gato Devon-Rex
Uma nova mutação de pêlo crespo e encaracolado

Assim como o Cornish Rex, o Devon Rex tem como principal característica o pêlo crespo e ondulado. Quando surgiu essa segunda mutação de Rex, pensou-se que seria apenas mais uma forma de Cornish Rex. Mas quando essa nova mutação acasalou com o Rex já existente, confirmou que eles eram geneticamente diferente pois o resultado desse acasalamento não resultou em um filhote Rex.

Gato Devon-Rex
Origem e História

O Devon Rex só não passou desapercebido devido a grande publicidade que cercou o Cornish Rex na exposição de gatos que ocorreu em 1960. Sua história teve inicio quando uma mulher em Devon, Inglaterra, notou a presença de um gato grande e de pêlo crespo perto de sua casa.

Ao adotar o felino, resolveu cruzá-lo com sua gata, e um dos filhotes apresentou a pelagem idêntica a sua, crespa e ondulada. Felizmente, tendo ouvido falar sobre o Cornish Rex e percebeu assim o significado e o potencial de seu gatinho. Essa nova foi reconhecida pela primeira vez em 1967.

Gato Devon-Rex

Entre suas características está o fato deles serem musculosos e possuírem uma aparência estranha. Sua principal diferença do Cornish Rex, está nas orelhas de duende. Elas são grandes e inseridas na base do crânio.

Embora a maioria dos gatos abane a cauda de um lado para o outro como sinal de inquietação, o Devon Rex faz isso quando está contente. Outra característica única presente na raça. Além disso, esse felino foi apelidado de "gato Poodle" pelo seu comportamento, sua personalidade dedicada e seu pêlo encaracolado

Para que seja um verdadeiro Devon Rex esse gatinho deve apresentar uma pelagem macia, fina, curta, ondulada e crespa.

Um comentário:

  1. SANDRA BOM DIA, JÁ QUE VC POSTOU SOBRE O ESQUEMA DE ACASALAMENTOS DE GATOS, ONDE AGENTE PODE LER UM ARTIGO SOBRE OS CÃES, UM ARTIGO IGUAL A ESSE DA FOTO QUE MOSTRA A PENETRAÇÃO FELINA......

    ResponderExcluir