Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

São Francisco não descrimava os gatos



São Francisco de Assis foi nomeado padroeiro dos animais e da ecologia pelo papa João Paulo 2º. O santo foi um homem místico que pregava uma perfeita harmonia entre homens, animais e natureza.

Segundo o frei franciscano Vitório Mazzuco, 56, ele não compartilhava da crença que os bichos existam para uso do ser humano. Todos seriam irmãos. "Francisco os chamava de irmão gato, irmão cachorro, irmão pássaro, mas não os comparava aos homens no plano espiritual."

O santo acreditava em uma consanguinidade entre as espécies criadas por Deus. "Para ele, cada ser é uma expressão da bondade de Deus. Por isso, amar um animal é amar também a Deus e a sua criação."


São Francisco, um dos cristãos mais fiéis, que praticou o ensinamento maior de Jesus, “Amai ao próximo como a si mesmo”, não só entre os seres humanos, mas junto a todas as criações divinas.

Conta-se que o jovem Francisco era tido como “doido” em sua época porque falava com os passarinhos, o Sol, a Lua, o vento… Um dia, à beira de um rio, ouvia a lamentação dos peixes: “Por que temos que morrer sem ar, na ponta de um anzol?”. E Francisco, calmamente, respondeu: “Paciência, irmãos, há de chegar o tempo em que nossos irmãos humanos terão a sensibilidade para reconhecer também como irmãos todas as criaturas de Deus!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário