Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

GATOS SOFREM PRECONCEITO MESMO ENTRE AS CAMADAS ESCLARECIDAS




O maior sinal de que um preconceito é forte não é obtido somente ao avaliar o comportamento da população mais humilde, mas sim quando observamos que o mesmo preconceito é mantido mesmo nas camadas mais esclarecidas da sociedade. Para mostrar isso, e também para adicionar alguns dados acadêmicos ao tema, vejamos um trabalho desenvolvido por colegas meus da Universidade de Brasília, intitulado Matança de Gatos na UnB.
Embora os autores nem passem perto de examinar as causas fundamentais do problema, como eu pretendo fazer, eles apresentam dados interessantíssimos, em especial, quando se pedem motivos pelos quais os gatos devem, e se devem, ser removidos ou exterminados do campus universitário. O argumento que mais aparece contra os felinos é disparado o mais falso de todos, o de que eles transmitem doenças, em segundo lugar, o de que causam danos à limpeza, em especial rasgando sacos de lixo, e que destroem equipamentos de laboratório.
O mais curioso entretanto é que essas últimas reclamações são quase exclusivas das pessoas que não estão envolvidas nem na limpeza, nem na manutenção dos laboratórios. Entre os verdadeiros responsáveis por essas incumbências, as mesmas reclamações foram muito menores.
O que salta aos olhos, é que as pessoas procuram argumentos para tentar validar sua repulsa aos gatos, e como a maioria dos que os fazem não conhecem o animal, acabam recorrendo a preconceitos e equívocos injustificáveis, como o de afirmar que gatos sujam o ambiente com excrementos quando na realidade são os únicos animais domésticos que não só fazem suas necessidades sempre na terra, ou areia, como ainda enterram suas fezes! Na realidade, são os únicos animais domésticos que aprendem até a usar vaso sanitário! (Não acredita? Veja também AQUI)
Mais interessante ainda é notar que nesta mesma pesquisa, listou-se a reação predominante das pessoas aos gatos, e o que se vê é uma apresentação estatística daquilo que é óbvio quando se examina o assunto. Os gatos são amados OU odiados, quase sem meio termo. Vale a pena reproduzir os números. Os entrevistados em questão, no âmbito universitário, vêem nos gatos:
1) Afeição (223 entrevistados)
2) Aversão (215 entrevistados)
3) Admiração (193 entrevistados)
4) Medo (75 entrevistados)
5) Indiferença (46 entrevistados)
6) Superstição (11 entrevistados)
7) Utilidade (10 entrevistados)
Repare que a indiferença aparece em quinto lugar, e a superstição em sexto, acima, PASMEM, da utilidade, que é conhecida da humanidade desde o Egito Antigo!
É interessante notar que muitas pessoas que não tem afeição ou interesse em se relacionar com gatos, ainda assim os admiram, e isso é a última dica que vou dar antes de explicar o porquê de existir tantas excentricidades a respeito dos gatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário