Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Obesidade em gatos


Obesidade é um transtorno patológico caracterizado pelo acúmulo excessivo de gordura, em níveis muito superiores ao necessário para o ótimo funcionamento do organismo, em consequência da alteração na ingestão de nutrientes, ou distúrbios dos gastos energéticos, ou ainda, ao desequilíbrio interno dos dois processos.
Estima-se que a obesidade afeta cerca de 6 a 12% dos gatos e 25 a 45% dos cães.
É bastante comum em animais com idade avançada, podendo estar relacionada a diminuição dos gastos energéticos, devido a diminuição de atividades e alterações no metabolismo corporal em função da idade. Devido a alterações hormonais, animais castrados possuem probabilidade duas vezes maior de se tornarem obesos.
O excesso de peso normalmente está relacionada a ingestão de alimento acima da necessidade fisiológica do animal, falta de normas exatas da alimentação e a grande variabilidade das rações caseisas. Sendo associada aos problemas no consumo do alimento, a falta de atividade fisica, deixando assim o animal susceptível a outras patologias.
A obesidade é um importante transtorno nutricional que requer atenção especial, por ser um fator predisponente ao comprometimento da saúde, devido a patologias secundárias que ocorrem frequentemente.
por Dog Walker

Nenhum comentário:

Postar um comentário