Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O gato da sala 8


O gato da sala 8

Por: Mariana Gogu

Em 1952, um gato vira-lata apareceu em uma sala de aula de uma escola de ensino fundamental em Los Angeles. Depois de voltar durante várias manhãs seguidas passou a ser chamado de Room 8, por causa do número da sala.

Room 8 sumia durante as férias e, misteriosamente, reaparecia quando as aulas recomeçavam. O mais incrível é que isso aconteceu, durante 16 anos, até sua morte em 1968. Ele virou o mascote não oficial da escola e sempre estava presente na foto de formatura da turma do sexto ano.

As crianças e funcionários cuidavam do gatinho, que ficou extremamente famoso na época. Ele foi tema de reportagens, ensaios fotográficos, música, livro e recebeu mais de 10 mil cartas. A média era de 30 por mês, mas houve dias em que chegaram mais de 100, algumas delas de crianças que enviavam dinheiro para a compra de ração. O volume de correspondências era tão grande, que alunos do quinto e sexto ano atuavam como secretários. Eles respondiam a todas as cartas e assinavam com um carimbo que tinha a figura de uma pegada de gato.

Hoje, Room 8 dá nome a uma ONG que promove adoção de gatos e suas patinhas ainda estão marcadas no cimento da calçada da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário