Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Sphynx


Origens

O Sphynx, não e fruto de manipulações genéticas. O gene responsável pela sua nudez é a « alopécia hereditaria » e é recessivo.

No ano de 1966 em Ontário no Canada, uma gata de quinta deu a luz numa ninhada um gato totalmente nu. Noutra ninhada seguinte voltou a acontecer o mesmo, então estes gatos deram origem a uma nova raça que começa por ser baptizada como Gatos da Lua, de seguida como Canadiano Nu e finalmente como nome que tem actualmente SPHYNX:

Muitas criações por todo o mundo começam a trabalhar na nova raça para tentar fixar os caracteres e fazem cruzamentos sucessivos com outras raças (Devon-Rex, Cornish-Rex e Americano de pelo curto).

Gato Sphynx

Os cruzamentos com Devon-Rex foram entretanto abandonados devido a uma doença genética mortal chamada «Spaticity».

Hoje em dia os Sphynx’s são gatos fortes e resistentes sem problemas de saúde também graças a criadores honestos e amantes da raça.
Temperamento

O Sphynx é um gato muito afectuoso até possessivo, muito agarrado ao seu dono, tipo «pote-de-cola» adora ser mimado.

É um gato vivo sociável, muito inteligente, enérgico, muito brincalhão e nunca agressivo.

Quando o dono chega a casa procura imediatamente a sua companhia e recebe-o com grandes demonstrações de carinho e muita brincadeira.
Penalidades

Aspecto muito frágil, delicado.

Muito pequeno. Cabeça muito estreita, peito recto, corpo compacto ou muito longo. Olhos muito pequenos assim como os dedos.

Pêlos encaracolados, tipo Devon-Rex.
Características da Raça

O Spynx é um gato de corpo musculado de aparência fina mas de ossatura forte.

Cabeça – Angulosa de forma triangular com a fronte plana e com rugas, maçãs do rosto bem salientes.

Nariz – Largo, curto e com stop bem definido ( o nariz direito é penalizado nesta raça ).

Olhos – Grandes em forma de limão, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo.

Todas as cores são admitidas.

Orelhas – Grandes, quanto maiores melhor, bem afastadas e largas na base, com os bordos arredondados.

Patas - Devem ser longas, finas e musculosas, com os pés ovais de dedos longos, com almofadas bem espessas.

Pele – O mais nua possível, com uma textura que lembra a camurça ou a pele do pêssego, quente ao toque e muito agradável de acariciar, deve conservar rugas no pescoço, peito e patas.

Só são admitidos pelos na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos. (A falta de rugas também é penalizada em exposições.) Todas as cores e padrões são admitidos.

Ventre – Cheio e redondo, como depois de uma refeição farta.

Cauda – Longa e afilada.
Características Particulares

* A pele do sphynx transpira como a do homem.
* Os gatinhos nascem com a pele muito enrugada.

Cuidados

O Sphynx, como todos os gatos é capaz de fazer a sua própria higiene, mas devido às suas características necessita de alguns cuidados extras para a sua higiene. Como a sua pele por falta de pêlo não elimina a gordura, deve ser limpo com um pouco de leite de toillete para bebé ou toalhetes sem álcool, uma vez por semana.

Banho, uma vez por mês com um champô neutro. Este procedimento além de tonificar e facilitar a circulação evita problemas de pele (dermatoses).

Cuidado com o sol directo pois a sua pele como é nua bronzeia com muita facilidade.

Os canais lacrimais devem ser limpos com uma loção (Optrex) ou soro fisiológico, pois produzem uma geleia acastanhada.

Orelhas, devem ser limpas uma vez por semana pois criam um cerùmen castanho, uso normalmente Otoclean que ajuda a evitar problemas com otites.

Limpar também as patas assim como as almofadas retirando corpos estranhos e cortar regularmente as unhas com alicates próprios para o efeito.
Alimentação

Deve ser usada uma alimentação a base de croquetes, topo de gama rica em calorias pois o Sphynx precisa de uma alimentação forte devido a perda de calor pela sua pele nua. Ter sempre água limpa e fresca a sua disposição.

Todos os gatinhos devem ser desparasitados uma vez por mês até aos 6 meses, depois de 6 em 6 meses na fase adulta. Desparasitar sempre antes do rappel das vacinas que deve ser feito todos os anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário