Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

O maravilhoso ronron


Até há pouco tempo pensava-se que os gatos ronronavam apenas para expressar felicidade. Estudos recentes mostram que o gato ronrona também quando está doente ou quando se sente ansioso. Pensa-se que a razão por detrás desta estranha condição é a de que para o gato, ronronar é uma espécie de terapia que ajuda a fortalecer ossos e a facilitar a respiração. Com base nestes dados, estuda-se já a aplicação de vibrações baixas em humanos.
O que é?
Ronronar não é exclusivo dos gatos domésticos. Todas os felinos são capazes de ronronar, incluindo os grandes gatos, como a chita, o leão, o tigre e o leopardo, embora até pouco tempo se pensasse que apenas os pequenos felinos fossem capazes de ronronar.Apesar de não ser raro conseguir ouvir um gato a ronronar, parece ser difícil conseguir estudar este fenómeno. Isto porque assim que um cientista se propõe a iniciar o estudo, o gato interrompe o ronronar. Existem contudo três teorias mais divulgadas que pretendem explicar os mecanismos por detrás do “roooonnnn”:
Para além da laringe, de onde os gatos soltam todos os outros sons, estes animais possuem pregas vestibulares, também chamadas de falsas cordas vocais. Esta teoria defende que ao respirar, o gato faz vibrar estas pregas produzindo o ronronar. Esta teoria tem vindo a perder adeptos.
Uma segunda Escola de pensamento defende que o gato contrai os músculos da laringe, aumentando a pressão e criando as vibrações responsáveis pelo ronronar. Esta teoria é sustentada por testes electromagnéticos que indicam que os músculos dos gatos estão a vibrar enquanto o gato ronrona.
A mais recente teoria, que tem vindo a ganhar força, defende que o ronronar não está ligado à passagem de ar, mas sim ao fluxo sanguíneo. A vibração terá assim origem na veia cava. A contracção dos músculos junto à veia, perto do diafragma, origina uma alteração do fluxo sanguíneo provocando oscilações. Estas oscilações viajam pelos brônquios e pela traqueia, onde são amplificadas. Uma das bases de sustentação desta teoria é a existência de gatos com danos na traqueia e nas cordas vocais que o tornam incapaz de produzir sons, mas que são capazes de ronronar. Esta mesma teoria defende que quando o gato apresenta as costas arqueadas, a velocidade do fluxo sanguíneo é maximizada e o volume do som é mais alto.
O que significa?
O primeiro som que a mãe transmite aos filhos é um ronronar. As gatas ronronam a dar à luz, pensa-se que para transmitir aos filhos uma sensação de segurança. O curioso é que a audição dos gatos recém-nascidos é muito pobre, o que parece indicar que a vibração produzida ao ronronar é mais importante para as crias do que o próprio som.Os gatos ronronam quando são acariciados, o que indica que o fazem quando estão contentes. Mas não são raros os casos de gatos domésticos que ronronam quando se encontram com algum problema de saúde e mesmo quando estão com dores.Foi esta descoberta que levou que a que os cientistas se voltassem a interessar pelo ronronar dos gatos mais recentemente.
Terapia do Som
O ronronar dos felinos varia entre 20 a 150 Hertz, embora a média dos gatos doméstico seja entre 25 e 50 Hz. Estudos no campo de animais associam a exposição a vibrações graves ao aumento da densidade óssea. Daí venha talvez a expressão de que o gato tem nove vidas, devido à sua capacidade de curar mais facilmente do que os outros animais, os ossos partidos, tendões, danificados, problemas musculares, etc.Mas o ronronar parece não estar apenas relacionado com os músculos e ossos. É famoso o caso de um gato que não conseguia respirar ao ponto de os veterinários estarem a ponderar a eutanásia. Mas para espanto dos profissionais, assim que o gato começou a ronronar, as vias respiratórias abriram-se e gato conseguiu respirar normalmente.
Aplicação em humanos
Parece que não subsistem dúvidas quando à influência positiva do gato na saúde dos humanos. Acariciar um gato reduz o stress e diminui a tensão arterial. Com estas novas descobertas acerca do ronronar dos gatos, alguns especialistas vão ainda mais longe e afirmam que o ronronar dos gatos não só ajuda a reduzir o stress e fortalece o sistema imunitário como também alivia a dor, sobretudo as dores de barriga e de cabeça. Tudo por causa das vibrações e sons graves que produz.Os gatos já são usados em terapias com humanos, da mesma foram que muitos outros animais, como golfinhos, cavalos e cães. Este uso nunca foi contudo uma terapia para curar problemas físicos como dores localizadas. Mas agora já sabe, quando tiver uma dor de barriga, coloque o gato no colo e faça-o ronronar. Quando tiver uma dor de cabeça, deite-o junto à sua cabeça e acaricio-o. Quem sabe se no futuro, os médicos não começarão a receitar a aquisição de uma gato como terapia para pernas partidas e dores de cabeça?

Um comentário: