Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de março de 2011

GATOS NA ARTE


Gatos Na Arte - Presentation Transcript


Os gatos foram representados na arte egípcia, muito especialmente na época saíta, período de intensas figurações animalistas. Eram consagrados no culto da deusa Bastet, deusa da fecundidade e protetora do lar, e tinham habitualmente as orelhas furadas para a colocação de argolas de ouro.
No Egito Antigo, o gato era reverenciado como um deus. Foi na forma de gato que o grande deus sol Rá venceu Apep, a serpente da escuridão. A deusa Bast – deusa que representava o sol, era também identificada com gatos, pela cabeça de uma gata – ou Pash, deusa da lua – ou Bastet, representada por uma gata preta, cujas qualidades eram a benevolência, beleza e doçura. Segundo a mitologia egípcia, Cleópatra era a encarnação da deusa Bastet. Bastet tornou-se tão importante que, os gatos, passaram a ser venerados em todo o Egito. Os egípcios achavam que, ter um gato em casa era garantia de muitos filhos na família, porque a deusa Bastet era também a deusa do amor e da fertilidade. Matar gatos ou comê-los era considerado um crime. Quando um gato doméstico morria, os donos raspavam as próprias sobrancelhas em sinal de luto. Os gatos eram mumificados e enterrados formalmente (no Extremo Oriente os gatos também foram domesticados em épocas remotas: na China, a domesticação foi por volta de 2 mil a.C.). Os gatos da raça abissínio são semelhantes aos gatos do Antigo Egito, que eram gatos de pelo curto, corpo esguio e pernas longas, para manterem-nos longe das areias quentes. Era ilegal a saída de gatos para fora do Egito, considerada contrabando. Mesmo assim, os fenícios levaram-nos em suas embarcações comerciais para a Itália, por volta de 900 a.C.
Os romanos, quando invadiram e dominaram o Egito, adotaram o culto da deusa Bast. Eles apreciavam os gatos e os retratavam como símbolo de liberdade. Com as invasões romanas, os gatos foram seguindo seus exércitos e foram introduzindo-se em toda a Europa – da Itália espalharam-se pela Europa inteira, conquistando admiradores em vários locais.
Assim, os gatos chegaram à Inglaterra – portanto, o gato inglês tem como ancestral o gato egípcio – mas, gatos ingleses selvagens também foram domesticados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário