Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ragdoll


É ele o famoso Gato "Boneca de Trapo" (Ragdoll em inglês), porque quando é agarrado ele não tenta se debater, fugir ou arranhar. Ele fica todo dócil e largado no colo de quem o segura. Esta é uma característica que com certeza faz dele um Gato adorável e desejável por todos aqueles que o conhecem. É muito brincalhão e alegre. Atinge a idade adulta por volta de dois anos de idade, por isso é constante vê-lo correr como um coelho atrás de bolinhas de papel ou qualquer outro objeto, sendo tudo motivo de brincadeira. Esta raça foi criada na América do Norte e segundo crenças populares, a sua origem advém de uma fêmea Persa ferida num acidente de trânsito. Ela teria parido filhotes insensíveis à dor e ao medo. Os peritos em genética, porém, consideram esta hipótese fantasiosa. Acreditam que o temperamento doce é o resultado de uma longa seleção entre Gatos Domésticos, Persas e Birmaneses. Ainda hoje é uma raça muito controversa. Os Criadores afirmam que ele é um verdadeiro "bebê". O fato de serem insensíveis à dor requerem donos de responsabilidade, que os tratem com o maior carinho e não abusem desta deficiência. O mesmo ocorre em relação ao seu peso. Embora possam alcançar até 18 quilos, em questão de saúde, isto não é aconselhável, porque pode trazer problemas cardíacos e musculares. O ideal seria a fêmea com uns 5 quilos e o macho com uns 8 quilos. Para que isto aconteça, é necessário uma dieta balanceada, com rações específicas.
Muito meigo, maleável e de fácil convívio é ideal para se ter em apartamentos. O pêlo semilongo exige escovação diária, mas o Ragdoll faz desta rotina uma festa de alegria. Derrete-se todo com o seu dono e faz deste momento a hora da troca de carinhos. - "Você me penteia e eu te agrado e faço gracinhas". Como a maturidade vem mais tarde, há tempo suficiente para brincadeiras mil.

Características físicas:
Corpo: tão flexível ao ponto de parecer frouxo. Corpulência mediana. Cauda robusta e farta.
Cabeça: arredondada com bochechas largas e nariz curto. Orelhas bem afastadas e olhos bem abertos de um azul-claro penetrante.
Pelagem: mais espessa do que longa e muito farta. São reconhecidas as cores: Seal Point, Blue Point, Lilac Point e Chocolate Point, com ou sem as "luvinhas" brancas nos pés. Podem ainda existir Gatos Ragdolls bicolores e muticolores.
Comportamento: extremamente dócil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário