Pesquisar este blog

domingo, 31 de julho de 2011

Quando o Gato envelhece



Embora os gatos estejam sujeitos a muitas doenças relacionadas à idade e condições semelhantes às que afligem os seres humanos, eles não podem nos dizer o que dói, por isso cabe a nós estar conscientes das possibilidades e zelar pela sua saúde constantemente. Além disso, há muitas precauções que podemos tomar com os gatos mais jovens para evitar problemas à medida que envelhecem.

Com uma gestão cuidadosa em parceria com o seu veterinário, você pode ajudar o seu gato a viver muito bem seus melhores anos , e ter qualidade de vida na velhice .

Porém, nos gatos, assim como nos seres humanos, partes do corpo começam a desgastar para fora após certa idade. A artrite, por exemplo, deforma as extremidades, os olhos não funcionam tão bem, a audição diminui, e os dentes que não foram devidamente cuidados começam a deteriorar-se, às vezes com dor.

Alguns desses problemas podem ser evitados, através de dieta e manejo cuidadoso e outros podem ser auxiliados com intervenção do médico veterinário.

Osteoartrite

Gatos que apresentam dores articulares podem estar com osteoartrite, uma doença articular degenerativa. Excesso de peso pode ser um fator contribuinte, e o controle de peso, incluindo exercícios, é uma parte importante de qualquer programa de tratamento para a evitar osteodistrofias.

Com a idade os gatos tornam-se mais sedentários, e muitas vezes tendem a ganhar peso, se continuar na sua dieta normal. Embora isso normalmente aconteça entre as idades de seis e oito anos, às vezes, os gatos mais velhos se tornam obesos. Mesmo os gatos mais jovens, se permitido comer grandes quantidades de alimentos de alta caloria, pode ganhar peso excessivamente. Excesso de peso pode predispor a uma série de condições, incluindo não só a artrite, mas também de diabetes e doenças cardíacas.

Cuidados odontológicos para gatos idosos

Nunca é tarde para começar um programa de assistência odontológica para seu gato. O primeiro passo deveria ser um exame da cavidade oral pelo veterinário. Gatos mais velhos são suscetíveis não só à perda de dentes, mas também dolorosas lesões orais. Uma vez que os problemas imediatos sejam resolvidos, o hábito de cuidados dentários freqüentes será valioso para preservar os dentes e gengivas.

Perdas auditivas

Os gatos podem compensar graus precoces da perda auditiva, e por isso às vezes seus companheiros humanos não têm consciência do problema até que a surdez completa ocorra. Embora a perda de audição em gatos idosos possa ser irreversível, existem maneiras que você pode tornar a vida mais fácil e menos estressante para eles em um mundo silencioso, como não modificar seus hábitos, nem gerar atividades que possam assustá-los.

Redução da visão e cegueira

Observar que seu gato estimado está ficando cego, gradualmente ou de repente, pode ser uma experiência devastadora, porque tendemos a equacionar a perda da visão em gatos com cegueira humana. Precisamos lembrar, no entanto, que os gatos são tremendamente resistentes. Os gatos não precisam enxergar para encontrar o seu caminho, nem eles precisam aprender braile, para se comunicarem.

Tente não se desesperar com o seu gato se ele perder a visão, mas mantenha os móveis no mesmo lugar e permita que ele se adapte a essa nova condição, verificando se eles está conseguindo achar os potes de comida e água.

Prevenção

A partir dos oitos anos, os responsáveis pelos seus animais de companhia, deveriam levá-los para check ups semestrais para exames clínicos, laboratoriais e de imagem, mesmo que eles não apresentem sinais de anormalidades, justamente para prevenir prováveis alterações desde o seu início, para evitar ou pelo menos minimizar uma série de doenças, e assim melhorar sua qualidade e estimativa de vida.

Alimentação Felina


Gatos são carnívoros. No seu ambiente selvagem, devoram a presa inteira, incluindo pele, orgãos internos e ossos e ervas que a presa tenha ingerido. Dessa forma ele obtém o balanceamento nutricional correto.

Estudos mostram que o gato domesticado possui necessidades alimentares especiais. A alimentação correta do seu gato, desde filhote, irá influenciar a saúde dele por toda a vida.

Os gatos não tendo uma boa alimentação, não poderão se desenvolver bem, nem terão a resistência necessária para evitar doenças e ao ambiente.

Alimente seus gatos sempre no mesmo horário e lugar. A hora da comida é um grande evento para o animal.

Qualquer mudança na alimentação, mesmo que seja só de marca de ração, deve ser feita de forma gradativa. Mudanças bruscas de alimentação podem causar diarréia.

Mantenha sempre a higiene dos comedouros e bebedouros. Use os mais pesados para que não virem com facilidade, coloque folhas de jornal por baixo dos pratos, para evitar que deslizem e também facilitar a tarefa de limpeza. Evite o uso de comedouros e bebedouros plásticos. Alguns gatos apresentam uma reação alérgica ao plástico, chamada Acne Felina.

Os gatos, como as pessoas, possuem gostos diferentes, alguns não aceitam alimentos que outros gatos adoram. Procure descobrir qual o alimento que seu gato mais aprecia.
As preferências alimentares dos gatos irá depender do odor do alimento, textura, hábitos alimentares e saúde do gato.
O ambiente também influencia o apetite do gato. Luz, barulho, presença ou ausência de pessoas ou animais, tipo de limpeza do comedouro e bebedouro, são fatores que afetam.

Não alimente seu gato em excesso. Alimentar bem não é a mesma coisa que alimentar demais, até que deixem sobras. Uma boa alimentação é formada por quantidade suficiente de alimentos, com todos os elementos nutricionais necessários ao bom funcionamento do organismo dos gatos.

Os gatos têm deficiência de algumas enzimas, o que os tornam incapazes de sintetizar determinados nutrientes no organismo. Eles têm que ser fornecidos pré-formados na dieta, como a Vitamina A, o Acido Aracdônico e Taurina.

Os gatos necessitam:

*boa quantidade de proteínas e gorduras (carnes, peixe, aves, vegetais, soja)

*hidratos de carbono, sais minerais, vitaminas

*água: No estado selvagem os gatos bebem pouca água. A carcaça das presas que come possuem 70% de água.
Já os gatos domésticos precisam de água fresca e sempre disponível, principalmente os que se alimentam de ração seca.

*grama: Ou verde. É um elemento importante na alimentação dos gatos. No ambiente selvagem, ingerem alimentos verdes junto com a presa. O verde contém vitaminas e ajuda no bom funcionamento do aparelho digestivo.

*Taurina: A Taurina é um produto final do metabolismo de 2 aminoácidos. Está envolvida na formação e funcionamento da retina e nos gatos também com a formação de sais biliares.
Sua deficiência resulta em degeneração da retina e cegueira. Essas alterações demoram longo tempo para ocorrer, cerca de 1 ano com uma dieta insuficiente em Taurina.
Diferente dos outros animais, os gatos não conseguem sintetizar a Taurina. Ela é encontrada em produtos de origem animal. As rações atualmente vêem com um bom suprimento de Taurina.

*Vitamina A: O gato é incapaz de converter beta-caroteno em vitamina A, por isso necessitam de fonte pré-formada da vitamina. A função mais conhecida da vit. A é com relação à visão, mas também é importante para o crescimento normal das celulas epiteliais, crescimento ósseo e dos dentes.
O excesso da vitamina A também causa doença, como doença óssea, gengivite e perda de dentes. Isso pode ocorrer por excesso de suplementação ou por ingestão excessiva de fígado.

Ração em lata

Têm a vantagem do sabor e umidade, mas é mais cara do que a seca, contribui para a formação de tártaro nos dentes, dá mau-hálito, fezes com mau cheiro, podem ocasionar gases e fezes moles. Se estragam com mais facilidade quando deixadas no prato, e os pratos devem ser lavados todos os dias.
Recomendada para animais que necessitam de reposição de líquidos, animais com inapetência.

Ração Seca

Os gatos alimentados com ração seca necessitam de mais água, têm menos tártaro nos dentes, é mais barata e deixa menos cheiro na boca e nas fezes. Os pratos permanecem limpos e a ração não estraga com facilidade e as fezes ficam firmes.

Leite

Muitos gatos têm intolerância à lactose e podem apresentar diarréia.

Ração para cães

Não é apropriado para gatos, já que possui ingredientes balanceados para cães e não para gatos. Cada espécie necessita de uma quantidade específica de nutrientes, para boa manutenção de seu organismo. Um gato alimentado com ração para cães por um longo período de tempo, poderá ficar seriamente doente.

Restos de comida

Podem até agradar seu gato, mas não contém os ingredientes necessários para uma boa nutrição.

Ossos

Não há problemas em dá-los ao seu gato, desde que sejam grandes e não soltem lascas, como os de boi. NUNCA dê ossos de galinha ou de porco, seus fragmentos podem grudar na boca, garganta ou estômago e perfurar o intestino do seu gato.

Carne

A carne não faz mal, mas não possui todos os ingredientes necessários para o seu gato.

Fígado

Diariamente e em grandes quantidades pode intoxicar seu gato por vitamina A e causar diarréia.

Suplementos vitamínicos e minerais

Se seu gato tem uma alimentação balançeado, como ração, não necessita de suplementos.

Peixe Cru

Alguns peixes crus podem causar deficiência de Tiamina. Os peixes crus possuem Tiaminase, que destróis a Tiamina Vit B1. O calor do cozimento, destrói a Tiaminase presente na carne do peixe.



Fonte de pesquisa: Nutrição do Cão e do Gato, Dr. S.E. Blaza Bsc Phd - Animal Studies Centre UK; Gatos, cuidados, criação e doenças - Marcio Vieira.