Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CHARGE DA SEMANA

Sessão de fotos nº 1- TODAS AS FOTOS Por: TUDOGATO.COM





Sessão de Foto nº 2- Maio 2011





Sessão de Foto nº 3- Maio 2011





Sessão de Foto nº 4 -Maio 2011




Sessão de Foto nº 5 Maio 2011





Gatos e bebês humanos - Experiências pessoais




GATOS E BEBÊS NÃO COMBINAM.
Nossa filhinha Luane dormindo com a Sheetara.
De cara, principalmente para nós gateiros, essa frase parece até uma ofensa, mas tem muito fundamento. Não por conta das crenças populares e baboseiras que ouvimos, mas por outros motivos que vou testemunhar aqui. De forma alguma quero dizer que deve dar fim no seu bichano, mas se não tem um gato e deseja ter um filho(a), espere a criança nascer e crescer um pouquinho. Do contrário, leia esse post!

Uma coisa que acontece com TODOS os "donos" de gatos ao engravidar é sofrer críticas das pessoas, na maior parte das vezes familiares, dizendo ser loucura passar por uma gestação e ter um bebê com gatos em casa. O triste é que alguns chegam realmente a se livrar dos bichanos.

Bem... A intenção desse post não é desenrolar um texto embasado em algo dito por veterinários ou biólogos, isso já fiz aqui em Abril de 2009 no link "comportamento", dividindo em quatro posts grandes! Vale a pena ler, mas tudo depende da personalidade de cada gato da casa. A convivência é SIM possível, mas não é 100% do tempo tranquila.

Esse post é para contar nossas experiências particulares (minhas e de minha esposa) com gatos e bebês. Nossa filha fez, no final do mês passado, um aninho de vida, então creio que esteja na hora certa para relatar um pouco do que passamos para que isso possa talvez ser útil para mais alguém. Falarei do que passamos com os NOSSOS gatos, pode ser que, você que terá o bebê, não passe pelas mesmas situações.

Temos dois gatos, a Sheetara (SRD) e o Klahan (Bengal), que vieram antes da bebê.

Apresentados os felinos, começo a história...

Sempre soubemos que não há problemas no convívio entre gatos e bebês, dês de que se tome algumas providências (post que mencionei acima). Quando engravidamos, já informamos logo o médico que tínhamos dois gatos. Ele tinha uma "cabeça boa" e nos disse que isso não era problema, mas que minha esposa não poderia mais limpar a caixa sanitária dos bichanos, além de não poder mexer em plantas e carnes cruas. Com isso já eliminaríamos os riscos de contrair toxoplasmose. Essa chance já era pequena em casa, já que nossos gatos não têm acesso às ruas. De qualquer forma seguimos a orientação, na gestação todo cuidado é pouco.

Limpar a sujeira do gato, seja qual ou onde for, passa agora a ser tarefa do homem, inclusive depois que o bebê nascer. Isso além de outras tarefas domésticas que antes não fazia com tanta frequencia. Me dei conta disso depois que nossa filha nasceu. Um bebê consome muito a mãe, tanto física quanto psicologicamente. Para a mulher não "surtar", o ideal seria a compreenção e colaboração do pai.

Klahan e Sheetara conhecendo os novos móveis.
Certo... Depois dos primeiros meses de gestação, começamos a comprar os móveis e fazer a decoração do quartinho da nova integrante da família. Os móveis foram chegando e os gatos começaram a se interessar pela transformação que estava acontecendo no antigo "escritório". Nessa fase deixamos os bichos subir entrar em todo canto para que pudessem conhecer e se familiarizar com o novo ambiente. Deixamos que cheirassem as roupinhas (até colocamos umas camisetinhas neles), lenços umidecidos, objetos, etc. Isso tudo seria esterelizado de qualquer forma né?!
Faltando uns 3 ou 4 meses para a chegada da bebê, começamos a tirá-los do berço e trocador toda vez que subiam. Ao colocar os bichanos no chão, dizíamos um firme "NÃO". Passamos todo esse tempo "treinando" os gatos para que não subissem nas coisas dela, incluindo carrinho e bebê conforto. Por isso é bom que se tenha o máximo de coisas na casa antes da criança nascer. Além disso, usávamos de vez em quando, um borrifador de água, o que serviu de uma forma diferente para entenderem o que não poderiam fazer.

Começamos também a dar menos atenção para eles. Saberíamos que não tinha jeito depois... Eles ficam mesmo de lado, inevitavelmente. Por isso é bom que se acostumem com uma atenção reduzida antecipadamente.

CHEGOU O DIA!



Primeiro mamá da Luane em casa e a Sheetara curiosa.
No dia em que nossa filha chegou em casa rolou uma curiosidade geral! rsrs... Eles chegavam perto para cheirar, mas não deixamos que entrassem em contato direto com ela.

Klahan, de um ano pra cá:
Depois na novidade dos dois primeiros dias, o Klahan parou de dar bola para a bebê. Ele resolveu voltar à sua rotina. Com o tempo, ele foi notando que a nova moradora estava ganhando "atenção demais" e ele "de menos". Isso desencadeou um comportamento inesperado de ficar querendo chamar atenção. Ele Entrava no quarto quando nossa filha estava dormindo, ou quase dormindo, e miava bem alto ou derrubava algo barulhento na sala ou cozinha, o que fazia que ela acordasse. Nesse período dos primeiros meses, se a mulher está amamentando normalmente, o sono da criança é muito leve e os pais acordam muito, por isso, o tempo que o bebê está dormindo é muito importante. Se o gato quer chamar atenção, gera, além da atenção, um TENSÃO muito grande e um esgotamento total, PRINCIPALMENTE da mulher, que tem de amamentar a todo momento.
Lendo aqui nem parece tão ruim, mas os sentimentos da família são muito intensos no início e os gatos podem causar certos desentendimentos na casa.
Fora isso, o Klahan foi (e é) muito bonzinho com a bebê. Nunca ameaçou de morder ou arranhar. Antes de nossa filha começar a sentar, já procurava o rabo deles para puxar. Ele só tentava fugir. É assim até hoje. Esse temperamento pacífico é, na verdade, característico da raça bengal. Gatos bengal de bons criadores nunca colocam as garras pra fora para agredir alguém (humano), nem em sua defesa. Preferem se esconder a enfrentar algo que julgue "ofensivo".

Sheetara, de um ano pra cá:
A Sheetara já foi ao contrário. Compreendeu que ganharia sempre atenção assim que a bebê dormisse. Ela é mais silenciosa (vocalmente falando), mas nas primeiras semanas ela "parou de falar" com minha esposa, na qual é muito apegada. A Sheetara literalmente virava as costas para minha esposa quando estava perto dela, chegou até ir dormir na sala algumas vezes. Depois de um tempo voltaram a se falar! rs.
O problema dela é que é "esquentadinha". Ela tolera as "apertadas e puxões" da neném até certo ponto. Depois disso começa a rosnar, avisando que a siuação não está agradável, e como se julga dona do pedaço, não sai correndo como o Klahan. Então é prudente tirá-la de perto da bebê.

Flagrante fofo! Mas isso não se repetiu! rs...
Sheetara e Klahan:
Uma outra situação desagradável em casa são os desentendimentos dos dois gatos (hoje isso é menos frequente).
A Sheetara chegou em casa primeiro e já "disse" que era a comandante. O Klahan veio um ano depois. O problema é que bengals são dominantes. Quando há um na casa, geralmente é o alfa, mas se há um estressadinho (como a Sheetara), que não admite a dominância do outro, nascem os "mordeRolaEgrita" pelos cômodos. Isso mais uma vez gera estresse nos pais e talvez algum susto para o bebê.

Todos esses comportamentos dos dois foi duplicado pelo CIÚME!


SOLUÇÕES

A veterinária dos nossos gatos nos indicou um tratamento com florais. Gente... Eu não acreditava em florais, mas depois de usar nos gatos mudei meu conceito. Ela disse que começaria a dar resultado depois de uma semana. Dito e feito! Em uma semana eles começaram a se acalmar. Há florais para acalmar, para ciúmes, etc. Tem floral pra qualquer coisa! rsrs...
Esse tratamento é, na maioria das vezes, mais barato que outros remédios. Mas já me disseram que não funciona em todos os gatos. A segunda opção seria a homeopatia, mas não precisamos entrar com esse tratamento.
Uma dica importante... Um tempo antes do nascimento do bebê, comece o tratamento em seus gatos com florais. Pode fazer uma grande diferença no início de sua nova rotina.

Borrifador é sempre bem vindo também. Há momentos em que a criança está dormindo e não dá para darmos broncas nos gatos, então dá-lhe borrifada de água.

Tirar alguns minutinhos de qualidade no dia para brincar com os gatos também ajuda que eles gastem energia e "matem a saudade" de um tempo com você e querer chamar menos atenção. Em geral, o homem que fará isso.

Falo isso (dos homens fazerem mais coisas) porque a criança será totalmente dependente da mãe. Claro que o pai ajuda com o bebê, mas tem vezes em que ele não vai querer saber do pai e vai BERRAR pra sentir o cheirinho da mamãe! :^)

Hoje em dia, já notamos que eles gostam da Luane (nossa filha). A Sheetara fica, as vezes, sentada na porta do quarto dela para dar uma bofetada no Klahan se ele tentar entrar. E o Klahan chega, voluntariamente pertinho dela para brincar!
Com um aninho, a Luane ainda tem muita rotina de bebê. Então continuamos tomando cuidados com a higiene da casa e dos gatos.
A Luane também gosta deles nitidamente. Um dia desses, a Sheetara estava ameaçando soltar um bola de pêlo e a Luane ficou desesperada olhando para a boca da gatinha e para minha esposa com os olhinhos cheios de lágrima, achando que a Sheetara estava "dodói"! rsrs...

Semanas atrás a Sheetara deu um tapinha na cabecinha da Luane porque ela estava estrapolando os limites da nossa gata. A bebê chorou com o susto, claro que não machucou. Dá uma dorzinha no coração vê-la chorar, mas por outro lado, ela está aprendendo o limite dos animais. Isso é muito importante na formação de uma pessoa.

Apesar de ainda não ser tudo lindo, justamente por ser a Luane ainda um bebê, as coisas já melhoraram bastante. Ainda tem mais coisas de que não estou me lembrando, mas vou atualizar esse post sempre que lembrar de algo ou me fizerem alguma pergunta aqui no Tudo Gato.

Mais uma vez espero ter contribuído com alguém!

Abraços,
Lauesg

terça-feira, 3 de maio de 2011

POEMAS AOS GATOS - POR GATOLÂNDIA


O gato
nunca é o gato
mas a ausência
domesticada

vê-se bem
felinamente
que de abstrato
só tem o dono

seu fruto/furto
maduro ou podre
é o salto

que interna-se
no próprio gato

André Ricardo Aguiar

Do livro: "Alvenaria", Prêmio Novos Autores Paraibanos, Ed. Universitária UFPB, 1997, PB




Seus bichanos

Entra e sai ano,
Soninha e seus bichanos,
gatinhos que ela adora.
não tem dia, nem hora.

Tem amor,
comidinha do dia,
Tem calor,
mão que acaricia.

Felizes são com certeza,
tratados por essa flor
da natureza.

Que com toda destreza,
dá-lhes todo amor,
empresta-lhes beleza.

Waldyr Argento Jr.

Poema para gatos

Silêncio,
eis a tarefa
de todos os gatos.
Poucos sabem perscrutar
(talvez ninguém em plenitude)
o grau de solidão necessária
ao saber auto suficiente
para ser felino e doméstico
em sua tarefa de monge
guardião do inextricável
em quem o homem não percebe
a metafísica natural,
recolhimento
saber
sensualidade
e aceitação.

Artur da Távola



Gatos e atos
Para quem, nos felinos, aprecia,
a beleza, o carisma, o fino trato,
um simples gato pode ser poesia...
Chegando devagarinho,
gato leva o silêncio
ao canto do passarinho.
O amor indiscreto
dos gatos de rua
ofende a pureza da lua?
Na mesa posta,
o gato se lambe
porque se gosta.
Um pulo de gato,
gracioso e exato,
qual verso no ar...
Tapeando a rosa,
o gato antegoza
ciúmes do beija-flor...
O rabo do gato no muro
descreve uma interrogação
que insulta o cachorro no chão.
No rastro do rato,
o gato, sem bulha,
mergulha no mato.
Os olhos do gato preto,
repiscam no negrume,
namorando o vagalume.
Gato gaiato,
bola de pelo,
rola o novelo.
A gata dengosa no cio,
olhando o telhado vazio,
parece gemer sete vidas.
Resta vaga magia
quando o gato afia
as unhas no tapete.
A tarde se fica,
enquanto o gato
dorme na bica.
Na poça de rua,
um gato bebendo
o brilho da lua
Do gato, restou o ronronado;
mas do canário, coitado,
apenas as penas.
No contrazul da janela,
qual nuvem no contravento,
gato branco passa lento...
Um gato vadio
miando no frio:
assim me sinto.
Olhar de gato,
mesmo com sono,
ainda decifra o dono.
Na rua antiga, cena de aquarela,
em cores triviais de tarde morna;
a madorna dum gato na janela.
O olhar da gata persa
conta uma estória inversa
das mil e uma noites.
Um gato pardo de andar
esguio e desafio
no olhar de esfinge.
Por causa dum gato,
sem dono nem sono,
perdi meu sapato.

Bartolomeu Correia de Melo



Os dois gatos

Dois bichanos se encontraram
Sobre uma trapeira um dia:
(Creio que não foi no tempo
Da amorosa gritaria).

De um deles todo o conchego
Era dormir no borralho;
O outro em leito de senhora
Tinha mimoso agasalho.

Ao primeiro o dono humilde
Espinhas apenas dava;
Com esquisitos manjares
O segundo se engordava.

Miou, e lambeu-o aquele
Por o ver da sua casta;
Eis que o brutinho orgulhoso
De si com desdém o afasta.

Aguda unha vibrando
Lhe diz: ''Gato vil e pobre,
Tens semelhante ousadia
Comigo, opulento, e nobre?

Cuidas que sou como tu?
Asneirão, quanto te enganas!
Entendes que me sustento
De espinhas, ou barbatanas?

Logro tudo o que desejo,
Dão-me de comer na mão;
Tu lazeras, e dormimos
Eu na cama, e tu no chão.

Poderás dizer-me a isto
Que nunca te conheci;
Mas para ver que não minto
Basta-me olhar para ti.''

''Ui! (responde-lhe o gatorro,
Mostrando um ar de estranheza)
És mais que eu? Que distinção
Pôs em nós a Natureza?

Tens mais valor? Eis aqui
A ocasião de o provar.''
''Nada (acode o cavalheiro)
Eu não costumo brigar.''

''Então (torna-lhe enfadado
O nosso vilão ruim)
Se tu não és mais valente,
Em que és sup'rior a mim?

Tu não mias?'' - ''Mio.'' - ''E sentes
Gosto em pilhar algum rato?''
''Sim.'' - Eo comes?'' - ''Oh! Se como!...''
''Logo não passa de um gato.

Abate, pois, esse orgulho,
Intratável criatura:
Não tens mais nobreza que eu;
O que tens é mais ventura.''

Bocage

in BOCAGE Poemas, Editora Nova Fronteira S/A, 1987


Haicais

GATO
sol na janela
dorme gato no sofá
cor de flanela


SUSTO
salta o gato
assalta o gatuno
susto na noite


LIXO
terreno baldio
lixo revirado
gato vadio


PULO
olhos de gato
luz dos faróis na noite
pulo no mato

Carlos Seabra



O gato tranqüilo

Ei-lo, quieto, a cismar, como em grave sigilo,
vendo tudo através a cor verde dos olhos,
onça que não cresceu, hoje é um gato tranqüilo.
A sua vida é um "manso lago", sem escolhos...

Não ama a lua, nem telhado a velho estilo.
De uma rica almofada entre os suaves refolhos,
prefere ronronar, em gracioso cochilo,
vendo tudo através a cor verde dos olhos.

Poderia ser mau, fosforescente espanto,
pequenino terror dos pássaros; no entanto,
se fez um professor de silêncio e virtude.

Gato que sonha assim, se algum dia o entenderdes,
vereis quanto é feliz uma alma que se ilude,
e olha a vida através a cor de uns olhos verdes.

Cassiano Ricardo






A GATA

O gato é todo magnético.
A própria estrutura do gato é magnética.
A maciez de seus músculos, o distender de seu corpo,
Alongando-se dentro do próprio magnetismo,
O seu repousar sem tocar o lugar onde se distende
Com o peso sem volume material, todo ele sustentado
Num suspiro de sonho;
No entanto,
Esse volume de suavidade
Aterrorisa o misterio da suposta escuridão,
Que a ausencia de olhos
Confunde a Terra
Por não poder enxergar na sua dimensão .
E no passado que é eternamente futuro,
Os sacerdotes do Antigo Egito,
Traziam num andor de prata,
A imagem bela-terrífica
De Bastet
A deusa Gata
Felinidade, é uma palavra dos mistérios
Da criação
É a agressão-doce das garras que se distendem
E seguram
Deixando à imaginação mais um dos mistérios
De Deus
Que também distendendo seu corpo para onde
Não existe,
O retém em lugar nenhum;
Essa imagem incorporea com
Cheiro de gato
E o calor doce de sua pequena boca...


Deus, o Desconhecido
não se revelou de todo...

Sua Verdade
está nos Felinos
cujo olhar
Mistério Precioso
te aguarda
no Recinto Sagrado
da Noite

Clarisse de Oliveira





Teu nome é gato...

Tens na noite teu abrigo
No perigo, teu amigo
Liberdade é música que fica
onde passa fazendo graça.
De repente só vc sente
sons que pairam no ar...
e devagar ...
seus olhos buscam o que eu
não posso ver... só crer...
Quando cansas da noite lá fora
voltas teus passos em meus abraços
Agora...
derrama teu carinho
e faz de minha cama teu ninho...
conforto, de fato
teu nome é gato.

Cida Souza




O Gato

Vem cá, meu gato, aqui no meu regaço;
Guarda essas garras devagar,
E nos teus belos olhos de ágata e aço
Deixa-me aos poucos mergulhar.

Quando meus dedos cobrem de carícias
Tua cabeça e o dócil torso,
E minha mão se embriaga nas delícias
De afagar-te o elétrico dorso,

Em sonho a vejo. Seu olhar, profundo
Como o teu, amável felino,
Qual dardo dilacera e fere fundo,

E, dos pés a cabeca, um fino
Ar sutil, um perfume que envenena
Envolvem-lhe a carne morena.


Viens, mon beau chat, sur mon coeur amoureux;
Retiens les griffes de ta patte,
Et laisse-moi plonger dans tes beaux yeux,
Mêlés de métal et d'agate.

Lorsque mes doigts caressent à loisir
Ta tête et ton dos élastique,
Et que ma main s'enivre du plaisir
De palper ton corps électrique,

Je vois ma femme en esprit. Son regard,
Comme le tien, aimable bête,
Profond et froid, coupe et fend comme un dard,

Et des pieds jusques à la tête,
Un air subtil, un dangereux parfum,
Nagent autour de ton corps brun.


Dans ma cervelle se promène,
Ainsi qu'en son appartement,
Un beau chat, fort, doux et charmant.
Quand il miaule on l'entend à peine,

Tant son timbre est tendre et discret;
Mais que sa voix s'apaise ou gronde,
Elle est toujours riche et profonde.
C'est là son charme et son secret.

Cette voix, qui perle et qui filtre,
Dans mon fonds le plus ténébreux,
Me remplit comme un vers nombreux
Et me réjouis comme un philtre.

Elle endort les plus cruels maux
Et contient toutes les extases;
Pour dire les plus longues phrases,
Elle n'a pas besoin de mots;

Non, il n'est pas d'archet qui morde
Sur mon coeur, parfait instrument,
Et fasse plus royalement
Chanter sa plus vibrante corde,

Que ta voix, chat mystérieux,
Chat séraphique, chat étrange,
En qui tout est, comme en un ange,
Aussi subtil qu'harmonieux!

- De sa fourrure blonde et brune
Sort un parfum si doux, qu'un soir
J'en fus embaumé, pour l'avoir
Caressée une fois, rien qu'une.

C'est l'esprit familier du lieu;
Il juge, il préside, il inspire
Toutes choses dans son empire;
Peut-être est-il fée est-il dieu?

Quand mes yeux, vers ce chat que j'aime
Tirés comme par un aimant,
Se retournent docilement
Et que je regarde en moi-même,

Je vois avec étonnement
Le feu de ses prunelles pâles,
Clairs fanaux, vivantes opales,
Qui me contemplent fixement.

Charles Baudelaire



OS TRÊS NOMES DO GATO
(Paráfrase de um poema de T. S. Eliot)

Dar nome aos gatos não é tarefa fácil nem fútil.
Muitas vezes quando digo que o gato deve ter
TRÊS NOMES DIFERENTES,
olham-me de novo, julgam-me biruta.
Mas assim é, por mais que estranhem e gozem.
Primeiro o nome corrente, de uso da família,
que pode ser Poetinha, Alípio ou Conceição.
Depois o escolhido de pessoas refinadas
(extravagantes ou mesmo sóbrias),
como Menelau, Polonaise ou Pixinguinha.
Por último o mais íntimo e solitário,
que ele mais necessita para manter o orgulho,
esticar os bigodes, enrodilhar-se na cadeira
ou pular o muro como num vôo retilíneo,
que pode ser Diadorim, Caracóia ou Ana Lívia Plurabelle,
nome
que nenhum outro gato ostenta.

Mas além desses e acima de tudo e de todos
Há um nome especial a preferir
- e esse ninguém nunca saberá.
É o nome que nenhuma pesquisa pode descobrir,
e que só o próprio gato sabe,
e que nunca dirá a ninguém.
Assim
Se você ver um gato em profunda meditação,
Os olhos abertos mas cegos, as unhas em inocente repouso,
a razão é sempre a mesma:
sua mente está ocupada na contemplação de seu profundo
e inescrutável e singular NOME.

Lázaro Barreto




Laio, o gato

Gato ligeiro, arisco e guerreiro,
O manda-chuva do pedaço,
Dono das gatas, lindo e trigueiro,
Como um rei, domina seu espaço.

Gato de briga apanha e não mia,
Não foge da luta, gato valente,
Dorme de dia, de noite folia,
Faz suas serenatas, gato atraente.

Vive nos telhados, ama nos muros,
Cantando as gatas, soltando miado,
Domina sozinho, se sente seguro,
Só volta pra casa, feliz e calado.

Defende seu território com unhas e dentes,
Quem o desafiar, vai conhecer o seu poder,
Gato Bravo, indócil, não aceita concorrentes,
Os que tentaram, se lamentaram pra valer.

Em casa não gosta de ser incomodado,
Quando está dormindo ninguém bole,
Foge, Não aceita carinho exagerado,
No colo da sua dona dorme, ele escolhe.

Gato esperto caça quando quer variar,
Abatendo uma presa fica contente,
Antes de comer, orgulhoso vem mostrar,
Demonstrando assim, como é independente.

Gato inteligente e belo, felino majestoso,
Somos seus criados, ele é quem determina,
Gato sensual, paixão das gatas, gato gostoso,
Sete vidas usa, com as gatas em cada esquina

Daniel Fiuza




O gato

O gato é secreto.
Tece com calma o mistério do mundo.

O gato é elétrico.
Pura energia a percorrer a espinha.

O gato é orgulho.
Sem humildade, jamais se entrega.

O gato é desejo.
Atração pela lua e telhados.

O gato é sagrado.
Olho no olho que brilha.

Um susto.
Parece que vemos Deus.


Donizete Galvão

Do livro: "Azul Navalha", Edições Exelcior, 1988, SP




O vôo da gata

(para nossa amada gatinha Keka que voou para o céu dos gatos)

Quando decidi partir,
já não havia mais razão alguma para ficar.
Já fazíamos mal um ao outro,
faltava o calor que nos unia.

Ah! Lembra-se de quantas doces armadilhas
fui capaz de criar?
Quantos momentos de ternura conseguimos tecer?
Quantos momentos ridículos, gargalhadas tolas?
Eu jamais vou esquecer.

Você foi o "dono" da minha vida!
E não importa o quanto durou,
valeu cada segundo, cada imagem
que levo na lembrança.

Lembra da primeira vez
que andei de bicicleta?
Pensei que sem ajuda seria capaz...
E das mensagens surpresa, das provocações charmosas?

Lembra das manhãs e dos vôos matinais?
Jogava-me em seus braços ou me prendia em sus pernas.
Minha alma vai carregar você aonde quer que eu vá.
Às vezes existem coisas que vão além da nossa vontade,
da nossa esperança, das nossas manhãs.

Você não deve se culpar.
Nós temos que assumir tantas funções, tantos papéis,
que acabamos perdendo os nossos motivos
para ficarmos tão juntos.

Levo comigo poucas coisas,
na certa você não dará falta por elas:
sua calça preta de veludo cotelê
quando nós dois calados assistíamos TV
e você era o meu travesseiro e me fazia dormir.

Aquela camisa que você me deu
e dizia sempre que nela residia a lembrança
de como é forte o poder de uma mulher.
Levo também sua camiseta regata,
sem dúvida não poderia deixar de levá-la
pois guarda o seu cheiro e a sua presença.

Você conheceu outros caminhos, novas paixões
e é preciso abrir a porta e partir, pois só assim
seu coração aprenderá novas canções,
e o meu, novamente vai repetir o vôo da gata.

Edson D'Almeida



Dar nome aos gatos

O nome dos gatos é um assunto matreiro.
E não passatempo para entreter parentes:
Podem me achar doido igual a um chapeleiro.
Mas um Gato tem TRÊS NOMES DIFERENTES.
O primeiro é o nome que a família mais usa.
Como Pedro, Augusto, Estêvão, Oliveiros.
Como Vítor, Jorge, ou Jonas ou Fiúza...
Mas nomes nomes que são no entanto corriqueiros.
Outros há pomposos, que parecem mais chiques
Sejam para as damas ou para os cavalheiros:
Como Electra, Egeu, Inês, Afonso Henriques...
Mas nomes que são no fundo corriqueiros.
Ora afirmo: um gato apenas se completa
Com um nome que seja peculiar e distinto;
Como iria então manter a cauda ereta,
Erguer os bigodes e acalentar o instinto?
Dos nomes da espécie, a lista é pequenina:
Como Munkustrap, Quaxó, Coricopato,
E Ágata talvez, talvez Bombalurina...
Nome que se aplica apenas a um só gato.
Mas acima e além, um nome se exorciza,
Esse que jamais nos viria à cabeça,
Procurando em vão pela humana pesquisa...
Só O GATO SABE, mas a ninguém confessa.
Se vires um gato em profundo mutismo,
Saibas a razão que o tempo lhe consome:
Sua mente paira a divagar no abismo
E ele pensa, e pensa, e pena no seu nome:
No inefável afável
Inefanifável
Fundo e inescrutável sentido de seu Nome.

T. S. Eliot
(Trad. Ivo Barroso)




Gato que brincas na rua
Como se fosse na cama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.

Fernando Pessoa
janeiro de 1931



Lições de um gato siamês

Só agora sei
que existe a eternidade:
é a duração
finita
da minha precariedade

O tempo fora
de mim
é relativo
mas não o tempo vivo:
esse é eterno
porque afetivo
— dura eternamente
enquanto vivo

E como não vivo
além do que vivo
não é
tempo relativo:
dura em si mesmo
eterno (e transitivo)

Ferreira Gullar






O ronron do gatinho

O gato é uma maquininha
que a natureza inventou;
tem pêlo, bigode, unhas
e dentro tem um motor.

Mas um motor diferente
desses que tem nos bonecos
porque o motor do gato
não é um motor elétrico.

É um motor afetivo
que bate em seu coração
por isso faz ronron
para mostrar gratidão.

No passado se dizia
que esse ronron tão doce
era causa de alergia
pra quem sofria de tosse.

Tudo bobagem, despeito,
calúnias contra o bichinho:
esse ronron em seu peito
não é doença - é carinho.

Ferreira Gullar




O gato

O Gato, em si, o gato é
no espaço em que se vê
o gato que habita o gato
emoldurado pelos olhos
que decifram a forma gato
no gato objeto do poema;
o gato humano no beiral
da cama onde o gato é.

Ser gato é forma definida
ao gato, então perplexo, que, reflexos
de outros gatos, demonstra gatos
ao entendimento curioso
do gato ser.

Somos gatos ao gato é
assim como o gato não sabe
que é gato e por não ser gato
ao espaço dos meus olhos
que os vê no gato do poema
é concepção de forma
sem estrutura humana
ao beiral da cama
onde o gato é.

Flávio Rubens




Dois gatos

O gato que vira lixo
E o gato na almofada
São gatos os dois
Nunca
Um é gato na almofada
O outro é gato depois

Um é gato de dia
Nos pelos e nas preguiças
O outro vira lixo
Nas unhas e nas malícias

Um é gato de noite
E briga contra um Deus pardo
O outro na almofada
Ludibriando um Deus dono

Helil Lourenço







O gato e o pássaro

Uma cidade escuta desolada
O canto de um pássaro ferido
É o único pássaro da cidade
E foi o único gato da cidade
Que o devorou pela metade
E o pássaro pára de cantar
O gato pára de ronronar
E de lamber o focinho
E a cidade prepara para o pássaro
Maravilhosos funerais
E o gato que foi convidado
Segue o caixãozinho de palha
Em que deitado está o pássaro morto
Levado por uma menina
Que não pára de chorar
Se soubesse que você ia sofrer tanto
Lhe diz o gato
Teria comido ele todinho
E depois teria te dito
Que tinha visto ele voar
Voar até o fim do mundo
Lá onde o longe é tão longe
Que de lá não se volta mais
Que você teria sofrido menos

Sentiria apenas tristeza e saudades

Não se deve deixar as coisas pela metade.

Jacques Prévert





Gato

Dois sentidos o protegem:
seus ouvidos de radar,
seus olhos de escuridão.
O mundo é uma passarela
e uma guerra provocada.
Incapaz de cativeiro,
a elegância natural
repele doma e domínio.
Preceitos: a liberdade
e um amor insubornável.
Com sete vidas o gato
confirma a ressurreição.
Cada vez que morre,o gato
vira tigre, mais selvagem.

Izacyl Guimarães Ferreira




O GATO DE CHAGALL

Eu solto os meus olhos
com o gato do primeiro andar
nele

elevo-me do chão
no voo
de um pássaro

pulo
três quatro lanços
de ar

com o gato solto
nos meus olhos.

J. T. Parreira




OS TRÊS NOMES DO GATO
(Paráfrase de um poema de T. S. Eliot)

Dar nome aos gatos não é tarefa fácil nem fútil.
Muitas vezes quando digo que o gato deve ter
TRÊS NOMES DIFERENTES,
olham-me de novo, julgam-me biruta.
Mas assim é, por mais que estranhem e gozem.
Primeiro o nome corrente, de uso da família,
que pode ser Poetinha, Alípio ou Conceição.
Depois o escolhido de pessoas refinadas
(extravagantes ou mesmo sóbrias),
como Menelau, Polonaise ou Pixinguinha.
Por último o mais íntimo e solitário,
que ele mais necessita para manter o orgulho,
esticar os bigodes, enrodilhar-se na cadeira
ou pular o muro como num vôo retilíneo,
que pode ser Diadorim, Caracóia ou Ana Lívia Plurabelle,
nome
que nenhum outro gato ostenta.

Mas além desses e acima de tudo e de todos
Há um nome especial a preferir
- e esse ninguém nunca saberá.
É o nome que nenhuma pesquisa pode descobrir,
e que só o próprio gato sabe,
e que nunca dirá a ninguém.
Assim
Se você ver um gato em profunda meditação,
Os olhos abertos mas cegos, as unhas em inocente repouso,
a razão é sempre a mesma:
sua mente está ocupada na contemplação de seu profundo
e inescrutável e singular NOME.

Lázaro Barreto









Felinos na noite
(felinos na noite)
pelos móveis pelo chão
ronronando
felina satisfação
contaminando
o ambiente com carinho
pêlos e sofisticação

de raça ou de rua
seres da madrugada
sinistros ou fofinhos
longilíneos ou pequeninos
gatos
passeando
pela casa
madrugando
em meu colo.


Liz Christiane



O gato e o verso

Eu escrevo
ele descreve
piruetas,
carvão e neve
E quando encontro a rima
Lá vem o danado
em cima do meu teclado
Insistiu tanto o bichano
que conseguiu o que queria:
ser minha própria poesia!

Luiza Aparecida Mendo



A gata

A gata é esmirradinha.
Que feiosa, essa gata!
A gata não tem nome?
Acho que errou de casa...

Ou ela ou eu! - A gata.
Por uma vira-lata
ainda preta por cima
você me dá o fora?

A gata cresce sadia.
Branca de peito e patas.
Faz ninho no meu seio,
dormindo escancarada.

O apartamento fica
num décimo-sexto andar.
A gata vai que brinca,
sem rede, de pular

de uma janela a outra.
Meu coração dispara.
Por fora, catatônica:
fechar janelas, portas.

É tempo de vacina.
Que nome vai lhe dar?
Ninguém pensara ainda.
A gata... a gata... Ágata!

Pra mim, mais preciosa
quando me fixa o olhar
de ágata, e rabisca
dois traços de ouro, no ar.

De um salto abriu a porta
torcendo a maçaneta.
Ágata, você me mata!
Misto de horror/surpresa.

Ágata entrou no cio.
Joga-se nas paredes.
Grita, eu perco o juízo.
Castrá-la, com certeza.

Ágata ora é senhora
perdida em devaneios.
Entre as grades de nylon
sonha sonhos certeiros.

E não é que a empregada
trouxe-lhe de visita
o gato de sua nora
só pra lhe fazer finta?

Foram-se gato e gata
morar nos arrabaldes
à sombra da mangueira
e, à noite, no telhado,

entre luaus, miaus
como dois namorados.
Dormir, dormem em casa,
sobre a mesma almofada

Faz agora 2 lustros
que me deixou, sem pejo.
E ainda vive com o Túlio
seu grande amor primeiro.

Maria do Carmo Ferreira



Os Gatos

O gato preto
Peludo chegou
Os pêlos limpou.
Miou e sondou:
— Onde está a gata?!
(ronronando no sofá).

Vou me enfeitar para ela.
Olhou-se no espelho:
— Que "gato"!!
Aproximou-se:
— Miaaauuu!!! Miaaauuu!!!

A gata gostou.
O gato preto... A gata branca...
Rolaram... Namoraram...
E... se cansaram.
Saíram na madrugada
À procura de comida
E... amigos!!!

Marinez Stringheta





Gato ao crepúsculo

Poeminha de louvor ao pior inimigo do cão

Gato manso, branco,
Vadia pela casa,
Sensual, silencioso, sem função.

Gato raro, amarelado,
Feroz se o irritam,
Suficiente na caça à alimentação.

Gato preto, pressago,
Surgindo inesperado
Das esquinas da superstição.

Cai o sol sobre o mar.

E nas sombras de mais uma noite,
Enquanto no céu os aviões
Acendem experimentalmente suas luzes verde-vermelho-verde,
Terminam as diferenças raciais.

Da janela da tarde olho os banhistas tardos
Enquanto, junto ao muro do quintal,
Os gatos todos vão ficando pardos.

Millôr Fernandes





VIDA DE GATO

Os gatos estão brincando
Estão rolando no chão
Correm pra cá... correm pra lá
Derrubam um vaso, aqui
Um livro, acolá...

Embaraçam a lã do novelo
Do tricot da vovó...
Eles só falam com os olhos
O quanto amam a gente...
Sem muitas efusões...
Ternamente!

Os gatos estão brincando...
Felizes...
Porque comeram sardinha
Não são como os humanos
Que vivem se engalfinhando
E se apoquentando.
Vão levando sua vidinha
E amando...
Na maior tranquilidade!


Nair Lúcia de Britto




Gata Preta

A minha gata é toda preta...
Por isso lhe dei o nome de Preta
De dia, ela me faz companhia
De noite, ela vai passear!

Por onde ela foi, vai ou ia...
Só a Lua sabe informar
Pela manhã bem cedinho
Me dá bom-dia, fazendo carinho

Rom... rom... rom... quer dizer
Um beijinho! “Quero afago!”
— Como a comidinha...
E, depois, eu apago!

No escuro eu não a vejo
As cores se confundem na escuridão
Preto sobre o preto... Então,
Sinto um aperto no coração!

Procuro, que procuro
Nos cantos mais escuros...
De um lado pro outro, eu vou
Será que a Preta me abandonou?

Então como dois faróis acesos
Seus olhos se iluminam na escuridão
Verdes, redondos... dentro do preto
Para a alegria do meu coração!

Nair Lúcia de Britto






Na casa
inefavelmente
circulam olhos
de ouro

vibre (em ouro) a
volúpia
o escuro tenso
vulto do deus sutil
indecifrado

na casa
o imperecível mito
se aconchega

quente (macio) ei-lo
em nossos braços:
visitante de um tempo sacro (ou de um não tempo).

Orides Fontenela






Ode ao gato

Os animais foram
imperfeitos,
compridos de rabo, tristes
de cabeça.
Pouco a pouco se foram
compondo,
fazendo-se paisagem,
adquirindo pintas, graça, vôo.
O gato,
só o gato
apareceu completo
e orgulhoso:
nasceu completamente terminado,
anda sozinho e sabe o que quer.

O homem quer ser peixe e pássaro
a serpente quisera ter asas,
o cachorro é um leão desorientado,
o engenheiro quer ser poeta,
a mosca estuda para andorinha,
o poeta trata de imitar a mosca,
mas o gato
quer ser só gato
e todo gato é gato
do bigode ao rabo,
do pressentimento à ratazana viva,
da noite até os seus olhos de ouro.

Não há unidade
como ele,
não tem
a lua nem a flor
tal contextura:
é uma coisa só
como o sol ou o topázio,
e a elástica linha em seu contorno
firme e sutil é como
a linha da proa
de uma nave.
Os seus olhos amarelos
deixaram uma só
ranhura
para jogara as moedas da noite

Oh pequeno
imperador sem orbe,
conquistador sem pátria
mínimo tigre de salão, nupcial
sultão do céu
das telhas eróticas,
o vento do amor
na imterpérie
reclamas
quando passas
e pousas
quatro pés delicados
no solo,
cheirando,
desconfiando
de todo o terrestre,
porque tudo
é imundo
para o imaculado pé do gato.

Oh fera independente
da casa, arrogante
vestígio da noite,
preguiçoso, ginástico
e alheio,
profundissimo gato,
polícia secreta
dos quartos,
insignia
de um
desaparecido veludo,
certamente não há
enigma
na tua maneira,
talvez não sejas mistério,
todo o mundo sabe de ti e pertence
ao habitante menos misterioso,
talvez todos acreditem,
todos se acreditem donos,
proprietários, tios
de gatos, companheiros,
colegas,
díscipulos ou amigos
do seu gato.

Eu não.
Eu não subscrevo.
Eu não conheço o gato.
Tudo sei, a vida e seu arquipélago,
o mar e a cidade incalcullável,
a botânica,
o gineceu com os seus extrávios,
o pôr e o mesnos da matemática,
os funis vulcânicos do mundo,
a casaca irreal do crocodilo,
a bondade ignorada do bombeiro,
o atavismo azul do sacerdote,
mas não posso decifrar um gato.
Minha razão resvalou na sua indiferença,
os seus olhos tem números de ouro.

(Navegaciones y Regresos, 1959)

Pablo Neruda




PULOS DE GATO

Uma gata fugindo de um pastor alemão
Um gato tomando injeção da veterinária
Uma gata no balaio entre cães & gatos
Um gato fazendo de outro gato e sapato
Uma gata presa numa caixa-gaiola irá viajar de avião
Um gato com medo da escuridão no porão
Uma gata descobrindo que levou gato por lebre
Um gato descendo a ladeira de paralelepípedos
Uma gata em cima dos escombros do muro de Berlim
Um gato caçando pardaizinhos
Uma gata dando a luz a última ninhada
Um gato ao lado da linha de um trem na estrada
Uma gata atravessando o asfalto na cidade
Um gato caminhando por um terreno baldio
Uma gata saindo de um saco de papelão
Um gato escondido atrás da cortina com o rabo de fora
Uma gata se coçando sozinha
Um gato miando feito tonto de madrugada
Uma gata se equilibrando após a caída da calha
Um gato fazendo pirraça para a dona
Uma gata admirando os peixes no rio
Um gato enfeitando cartões postais
Uma gata arrepiando os pêlos
Um gato na ilustração do livro ´Para los amantes de los gatos´
Uma gata comendo um rato de OlhOs bem vivos
Um gato correndo dos pingos da chuva
Uma gata pisando em ovos num telhado de vidro
Um gato ´desamarrando´ o gato
Uma gata arranhando o braço de um sofá
Um gato perseguindo um galhinho de mato
Uma gata cheirando flores no jardim
Um gato passeando por cima de um piano
Uma gata dando banhos de língua em si mesma
Um gato se esfregando sobre a erva-dos-gatos
Uma gata pregada no calendário do novo ano
Um gato ouriçando os pêlos
Uma gata procurando uma bola atrás do sofá
Um gato brincando com o fio rosa do novelo-de-lã
Uma gata desviando das taças de cristais no bar
Um gato afiando as unhas em uma árvore
Uma gata subindo em um cajueiro
Um gato caindo com as quatro patas no chão
Uma gata levando um camundongo ou outro até o forro do sótão
"A un gato", Jorge Luis Borges, em uma de suas poesias
Uma gata sendo acariciada pelas mãos de uma criança
Um gato namorando com uma gatinha
Uma gata comeu sua língua?
Um gato lambendo os bigodes
Uma gata papando sardinhas
Uma gato tomando leite em um pires
Uma gata ronronando no colo da vizinha
Um gato no documentário noturno na TV
Uma gata com olhos brilhantes observando VOCÊ

Poesia de Rosangela Aliberti






Desabafo de um gato

Gente complicada é um saco de gatos!
Mas o maior saco é ser gato!
Principalmente sem raça.
Dizem que gato dá azar,
mas o grande azar é ser gato!
De dia a "gente" se esconde
da paulada, da pedrada, do atropelamento,
do "pega pra capá",
do balde d'água, da vassoura
e até de um outro gato
que corre pro nosso lado
fugindo das mesmas coisas!
À noite , como diz o provérbio,
"Todos os gatos são pardos".
Então, a "gente" se arrisca
e põe a cara pra fora:
às vezes viramos presunto
quando não viramos churrasco!

De fato nós temos um jeito
até muito humano de ser.
E que culpa temos disso?
Malícia, desconfiança,
muita personalidade,
atração pelo conforto,
preguiça, instabilidade de humor,
muito afeto reprimido pelo medo
e muita vontade de sermos amados.

Se eu fosse gente,
eu adotaria um gato.
E como gato,
eu adoraria "adotar" alguém!

Mas, infelizmente,
muitos pensam
que gato é um saco.

MAS SACO MESMO É SER GATO !!

Silvia Schmidt



Gata de rua

Afinal o que sou?
Se não sei o que sinto.
Quantas vezes já amei?
Ou então fantasiei
Amores são infinitos.
Sou GATA DE RUA...
Sem amo sem dono
Sem gato e sem cama.
Sem laço de fita
Que faça sentir
Aflição no pescoço.
Sou GATA DE RUA...
Só sei amar a Lua.
Sei enlear-me no macho,
Ser apertada no abraço
Comer, beber e sumir.
Sou GATA DE RUA...
Sem dono e sem laço.

Yedda Gaspar Borges

Cats (musical)






Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estréia em Londres em 1981, mas que se consagrou por mais de vinte anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Llyod Weber musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos e acrescentou um roteiro, onde Memory foi uma das suas músicas de maior sucesso.

No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor. Entre os personagens mais marcantes estão Munkustrap, o narrador da história, Grizabela, the glamour cate "Old Deuteronomy", o líder dos jellicle gatos.

Essa obra é tida como uma das maiores produções da Broadway, e já foi vista por mais de 50 milhões de apreciadores, num total de 45 mil apresentações.

O musical teve sua estreia no Brasil (São Paulo) no período 09-27.08.2006. e no Rio de Janeiro de 30.08 a 03.09.2006, e em Portugal em 2004, regressando em 2006.

Em 1998, o musical foi gravado em DVD, no Adelphi Theater de Londres, contando com a participação de artistas tais como: Elaine Paige, John Mills, Ken Page, Rosemarie Ford, Michael Gruber, John Partridge, Aeva May, Geoffrey Garratt, James Barron, Jo Gibb, entre outros.

O musical teve sua reestreia no Brasil no dia 4 de março de 2010, no Teatro Abril, em São Paulo, no Rio de Janeiro reestreou no dia 16 de outubro de 2010, no Vivo Rio, com pequenas alterações no elenco, contando no elenco com os atores e cantores Paula Lima (Grizabella), Saulo Vasconcelos(Fernando Palazza como substituto na temporada Rio) (Old Deuteronomy) e Sara Sarres (Jellylorum/Grindlebone). A adaptação das letras ficou por conta de Toquinho

Um dos maiores musicais de todos os tempos, surgiu da paixão de um homem aos gatos: T.S. ELIOT


Old Possum's Book of practical Cats (1939)

É composto por quinze poemas com a temática "Gatos". Cada um dos poemas conta a história em particular ou uma característica de um determinado gato. Eliot os escrevera ao longo da década de 1920 como presentes de aniversário para seus afilhados, herdeiros do dono da editora Faber & Faber. Os poemas são, no mais íntimo, metáforas com os estamentos da sociedade. Durate muito tempo os poema ficaram esquecidos dentro dos petences dos afilhados, até que um deles já adulto, mexendo em velhos papéis, os encontrou e notou a grande possibilidade de publicá-los. Eliot, entretanto, ficou apreensivo com as críticas, pois considerava os poemas fracos e exclusivos para crianças. Uma semana antes da publicação mudou-se para uma vila no interior da Inglaterra, tamanho era o seu medo, mas, logo depois do lançamento em Londres, recebeu um telefonema do afilhado dizendo que o livro fizera o maior sucesso. Na década de 1970, já 10 anos após a morte de Eliot, o então jovem Andrew Lloyd Webber musicou aguns dos poemas e fez uma versão reduzida do musical Cats. A viúva de Eliot, Esme Valerie Eliot, após assistir essa prévia do musical, presenteou o jovem autor musical com rascunhos de um poema inacabado pelo falecido marido. Esse poema chamava-se Grizabella: The Glamour Cat, e foi determinante para a finalização do famoso musical, dando abertura para a composição Memory, gravada por mais de 170 artistas até hoje. Os quinze pomas que compõe o livro são:

segunda-feira, 2 de maio de 2011