Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de março de 2011

Confira abaixo algumas raças de gatos

Maine Coon




O Maine Coon é um dos maiores gatos domésticos, com uma aparência impressionante. Este grande gato é uma das raças mais antigas norte-americanas, originária do estado de Maine. De acordo com uma lenda local, acreditava-se que este gato derivou de um cruzamento de um gato selvagem e um guaxinim (racoon) o que é de todo impossível. Lenda esta que originou o nome da raça: Coon do Maine ou Maine Coon! Contudo, é provável que o Maine Coon tenha resultado de cruzamentos entre robustos gatos de pêlo curto de quintas locais e gatos de pêlo comprido trazidos pelos marinheiros provenientes do Médio Oriente, Inglaterra, Russia e Escandinavia . O clima rigoroso da Nova Inglaterra contribui para o desenvolvimento do seu pêlo espesso, característica que aliás partilha com outro parente seu: o Gato Norueguês da Floresta. A apresentação da raça ocorreu no New York Cat Show de 1861 com a apresentação de um exemplar branco e preto chamado "Captain Jenks". O Maine Coon passou por um período de relativa obscuridade quando os Persas e os Siameses foram introduzidos nos Estados Unidos. O Central Maine Coon Cat Club, contribuiu decisivamente para o ressurgimento da raça nos anos 50, gozando actualmente de grande popularidade. Contudo, a raça só foi reconhecida como tal pelo C.F.A e F.I.F.E em 1976 e 1980 respectivamente.

Dado o seu espírito de caçador e grande agilidade, estão mais predispostos para a vida ao ar livre. Convive pacificamente com outros gatos, cães, e outros animais, e é um excelente companheiro para os seus donos.

Possuidor de grande força, pode tornar-se num animal dominante mas não agressivo, muito comunicativo com os donos e exigente em termos de atenção. É um excelente gato para viver em família. Muito sociável, adora o seu dono, que tem por hábito seguir por toda a casa.

Pode não ser um gato de colo, mas adora companhia. Pode parecer independente, mas com a idade tem tendência a aumentar a sua ligação com o dono. Por vezes vocaliza para chamar a atenção.

Inteligente, é um gato fácil de ensinar com brincadeiras, pois o Maine Coon é sobretudo um brincalhão e um gato bem disposto.

Caracteristicas principais a nivel de temperamento: dócil gigante, afectuoso, delicado, enérgico e muito sociável.


O maior dos gatos domesticos: corpo longo, estrutura sólida e musculatura robusta. Cabeça de tamanho média que parece pequena em relaçao ao corpo. Nariz largo, queixo firme, focinho quadrado com maças do rosto salientes. Mandibulas fortes e grandes. Orelhas grandes, pontiagudas, largas na base a terminar em bico com tufos de pêlos nas pontas tipo lince o interior destas encontra-se bem guarnecido de pêlo.

Os olhos são grandes, ligeiramente obliquos mas parecendo arredondados quando totalmente abertos, sao muito afastados. Pescoço médio e musculoso ligeiramente inclinado possuindo um colar de pêlos tipo juba. Patas grandes, altas e musculadas com tufos de pêlos entre os dedos que são igualmente grandes.

A cauda é longa, de tamanho igual ao corpo ou maior, larga na base e fina na extremidade, com pêlos compridos e abundantes.

Pelagem que se adapta a todas as estações do ano.

Densa e sedosa com pêlos longos no abdómen e cauda mas curtos na cabeça e nas patas.

Manx







Gato Manx

Este gato de cor preto ou azul (por exemplo) tem um tamanho médio, a cor dos seus olhos arredondados depende da cor do pêlo, as suas patas da frente são mais curtas do que as patas traseiras e normalmente o Manx não tem cauda, apesar de alguns a terem.

Este gato muito simpático tem um bom temperamento e gosta de estar em família, apesar de alguns serem um pouco mais rebeldes. Também é esperto e escová-lo não problema, o que faz com que ele seja um bom animal de estimação para se ter em família.

Mau Egípcio


Este gato de tamanho médio tem o pêlo de tamanho normal e de variadas cores (como por exemplo preto ou azul, no caso de gatos com uma só cor) tem os olhos grandes e esverdeados, e tem a cauda comprida (mas não tão comprida como a de muitos gatos). Provavelmente um dos gatos mais espertos do mundo, o Mau Egípcio é muito activo e amoroso, e também é muito esperto.

Ele é bastante leal ao seu dono, mas só irá obedecer realmente ao dono, ignorando assim completamente as outras pessoas. Se viver sozinho ou só com mais uma pessoa, então este gato pode ser o gato ideal para ter como companhia, e também é fácil de o manter limpo.

Norueguês da Floresta


Este gato de cauda longa e peluda tem um tamanho médio, sendo o seu corpo bem constituído. Há gatos de bastantes cores como vermelhos, azuis, pretos, etc. Sabe-se que o já existia no tempo dos Vikings, mas não se sabe quando foram criados ao certo. Ele é muito ágil e adora o seu dono se for bem tratado, claro.

Como ele é muito leal, ele faz um bom animal de estimação para se ter em família, também porque não dá trabalho nenhum a mantê-lo limpo. Também tem uma longa vida (por volta de dezoito anos), e subir sofás ou outras coisas é o seu passatempo preferido.

Ocicat


Este gato de tamanho médio tem o pêlo curto e castanho ou azul (por exemplo), olhos e orelhas grandes, e uma cauda comprida. Esta raça foi criada a partir de um Siamês com um Abissínio, e depois a sua cria se juntou com outro Siamês. O Ocicat é muito leal e adora estar sempre a fazer qualquer coisa.

A sua lealdade ao dono chega até a ser uma obsessão, por isso é melhor não o deixar sozinho por muito tempo. Apesar disso, ele é muito amigável para qualquer pessoa, o que faz com que ele seja um animal de estimação muito simpático para se ter em casa.

Oriental




Este gato de pêlo curto de variadíssimas cores tem os olhos de tamanho médio, orelhas grandes, nariz comprido (comparado com o seu tamanho), a sua cauda é fina, ao contrário das suas pernas que são longas. Este gato apareceu pela primeira vez na Tailândia. O Oriental é muito simpático, e se for tratado com carinho, ele dá um belo animal de estimação.

Manter este gato limpo pode ser um problema, dependendo do tipo de pêlo que este tiver. Apesar da maior parte dos Orientais serem fáceis de escovar, alguns precisam de mais atenção.

Gato persa


O gato persa tem as suas origens na antiga Pérsia – hoje Irão – e é, simultaneamente, uma das espécies mais antigas e mais populares do mundo. Os gatos persa destacam-se pelo seu focinho achatado e pelo comprido, resultando numa beleza invulgar que qualquer apaixonado por gatos goste de apreciar… mas também é necessário saber cuidar de um gato persa.
Perfil de um gato persa

Fisicamente, os gatos persa são bonitos e até um pouco invulgares: temos um pelo bastante comprido e grosso (por vezes parece termos duas camadas de pelo… é pelo que nunca mais acaba e do qual nos orgulhamos muito!), pernas curtas e grossas, uma cauda curta e estreita, uma cabeça larga, orelhas afastadas, bochechas cheias, olhos grandes e um focinho achatado. Pode não parecer grande coisa, mas a nossa beleza é inigualável, tanto até que existem gatos persa de diferentes cores e ostentando marcas distintas. Em termos de temperamento, não podíamos ser mais agradáveis: somos independentes, tranquilos e extremamente caseiros, no entanto, somos muito amigos dos nossos donos (estamos sempre a mimá-los com carinhos!) e simpáticos com desconhecidos. A limpeza é o nosso ponto de honra, adoramos miar à hora da refeição e somos muito exigentes relativamente à comida e, talvez por tudo isso, nos tornamos um pouco previsíveis… mas é sempre bom saber com o que contamos, não é? Basicamente, os nossos donos adoram-nos!
Cuidar do pelo de um gato persa

Cuidar do pelo de um gato persa é a principal responsabilidade de quem decide adotar esta espécie e o primeiro passo para assegurar a nossa beleza é manter-nos dentro de casa (nós não nos importamos, a sério!). Ao ficarmos restringidos ao interior da casa, é mais fácil manter o nosso pelo impecável e brilhante, o que já assim é uma tarefa diária e minuciosa. Deve começar por pentear o nosso pelo por completo com um pente de metal comprido, dando particular atenção às zonas mais problemáticas (com mais tendência para criar nós!) que são as pernas traseiras, o interior das pernas dianteiras, a barriga, o peito, debaixo do queixo e por de trás das orelhas. De seguida, e com uma escova apropriada, deve escovar muito bem o pelo para estimular o seu crescimento e assegurar o seu aspeto brilhante. Repita diariamente! Deve ainda habituar o seu gato persa a banhos regulares – não apreciamos particularmente a água, mas tudo a bem da beleza! Se iniciar os banhos desde que somos pequeninos, habituamo-nos mais facilmente e a verdade é que é uma das formas mais eficazes de proteger o nosso pelo precioso. Os resultados? Um gato persa lindo, saudável e com muito menos bolas de pelo irritantes. Prrrrrrrrrrrr….
Cuidar dos olhos, orelhas, dentes e unhas de um gato persa

Como qualquer outro felino que se preze, também nós, os gatos persas, asseguramos a nossa higiene diária, mas às vezes necessitamos da ajuda dos nossos donos, principalmente no que toca a quatro zonas do nosso belo corpo. Uma delas são os olhos: grandes e bonitos, os nossos olhos conferem-nos muita personalidade, mas como são tão extensos, nem sempre conseguimos limpá-los em profundidade e por completo. Precisamos que o nosso dono passe um pequeno pano embebido em soro fisiológico em torno dos olhos para evitar aquele olhar lacrimejante desagradável. Adicionalmente, precisamos de uma limpeza semanal dos ouvidos, que acumulam uma quantidade de cera que até a nós nos assusta: mune-se de um cotonete e limpe com muito cuidado… avisamos que mesmo assim vamos tentar fugir, mas no fundo sabemos que é para nosso bem! As nossas unhas precisam de ser cortadas regularmente e, embora a pedicure não é algo que apreciamos particularmente, compreendemos que as nossas unhas podem ser um problema, para a vossa mobília e para a vossa pele. Por fim, e só porque ainda não sabemos lavar os dentes, contamos convosco para manter os nossos dentes brilhantes e a nossa boca saudável (adquira uma escova e pasta dentífrica adequada a gatos)… é que o mau hálito felino é de fugir! Meowwww….
Alimentação

Para manter o nosso pelo brilhante e sedoso, assegurar a nossa beleza e longevidade (podemos viver entre 15 e 20 anos!), uma alimentação saudável é fundamental para o gato persa. Enquanto um gatinho persa necessita de comer pelo menos 4 vezes por dia, um gato persa adulto come apenas 2 vezes por dia – a ementa deve ser principalmente composta de ração seca e comida enlatada, sem esquecer algumas guloseimas de vez em quando. Para além da comida de gato, manter o bebedouro cheio de água é fundamental para assegurar os nossos níveis de hidratação – evite dar-nos leite, não é a melhor bebida, nem para os gatos persa, nem para as outras espécies de gatos.
Brincadeira

Não é que não gostamos de brincadeira, simplesmente preferimos o repouso absoluto, por isso, não estranhe se o seu gato persa não se movimentar muito. Não somos, nem de perto, nem de longe, do tipo de felino de andar a correr pela casa inteira, a saltar de mobília em mobília. Preferimos estar enroscados no sofá ao lado dos nossos donos ou esticados ao sol para que todos possam admirar a nossa beleza. Dormir é o nosso passatempo preferido, por isso, não se preocupe, deixe-nos estar, estamos bem assim… principalmente se os olhos do nosso dono estiverem a admirar-nos!

Ragamuffin


Extremamente adoráveis, os gatos da raça RagaMuffin são conhecidos pela sua personalidade dócil. Em muito se parecem a cães de companhia, pois não é incomum vê-los pedindo carinho e atenção. São considerados companheiros fiéis, sendo excelentes animais de estimação. A raça é bastante indicada para crianças e até bebês. Com o seu temperamento calmo e paciente, permite que os pequenos possam brincar despreocupados. Os gatos conseguem se adaptar facilmente aos ambientes. São animais grandes e pesados. Seu pelo longo é muito macio e requer cuidados como a escovação freqüente. Aparece em todas as cores, principalmente em branco misturado com marrom. Não apresenta problemas hereditários de saúde. O RagaMuffin tem uma expectativa de vida de cerca de 15 anos. História
A origem exata dessa raça ainda é desconhecida, porém, acredita-se que ela foi desenvolvida na última parte do século 20. O RagaMufin foi aceito como raça oficial, apenas em 2003.

Ragdoll


É ele o famoso Gato "Boneca de Trapo" (Ragdoll em inglês), porque quando é agarrado ele não tenta se debater, fugir ou arranhar. Ele fica todo dócil e largado no colo de quem o segura. Esta é uma característica que com certeza faz dele um Gato adorável e desejável por todos aqueles que o conhecem. É muito brincalhão e alegre. Atinge a idade adulta por volta de dois anos de idade, por isso é constante vê-lo correr como um coelho atrás de bolinhas de papel ou qualquer outro objeto, sendo tudo motivo de brincadeira. Esta raça foi criada na América do Norte e segundo crenças populares, a sua origem advém de uma fêmea Persa ferida num acidente de trânsito. Ela teria parido filhotes insensíveis à dor e ao medo. Os peritos em genética, porém, consideram esta hipótese fantasiosa. Acreditam que o temperamento doce é o resultado de uma longa seleção entre Gatos Domésticos, Persas e Birmaneses. Ainda hoje é uma raça muito controversa. Os Criadores afirmam que ele é um verdadeiro "bebê". O fato de serem insensíveis à dor requerem donos de responsabilidade, que os tratem com o maior carinho e não abusem desta deficiência. O mesmo ocorre em relação ao seu peso. Embora possam alcançar até 18 quilos, em questão de saúde, isto não é aconselhável, porque pode trazer problemas cardíacos e musculares. O ideal seria a fêmea com uns 5 quilos e o macho com uns 8 quilos. Para que isto aconteça, é necessário uma dieta balanceada, com rações específicas.
Muito meigo, maleável e de fácil convívio é ideal para se ter em apartamentos. O pêlo semilongo exige escovação diária, mas o Ragdoll faz desta rotina uma festa de alegria. Derrete-se todo com o seu dono e faz deste momento a hora da troca de carinhos. - "Você me penteia e eu te agrado e faço gracinhas". Como a maturidade vem mais tarde, há tempo suficiente para brincadeiras mil.

Características físicas:
Corpo: tão flexível ao ponto de parecer frouxo. Corpulência mediana. Cauda robusta e farta.
Cabeça: arredondada com bochechas largas e nariz curto. Orelhas bem afastadas e olhos bem abertos de um azul-claro penetrante.
Pelagem: mais espessa do que longa e muito farta. São reconhecidas as cores: Seal Point, Blue Point, Lilac Point e Chocolate Point, com ou sem as "luvinhas" brancas nos pés. Podem ainda existir Gatos Ragdolls bicolores e muticolores.
Comportamento: extremamente dócil.

Sagrado da Birmânia


Comecemos pela sofisticada distribuição das cores em sua pelagem. O corpo é "casca de ovo" bem suave, com o dorso bege dourado, contrastando com a face, orelhas, pernas, cauda e genitais que têm uma entre as 17 colorações permitidas. E nas 4 patas, as graciosas "luvas" em puro branco, dão um toque exclusivo.

A pelagem, classificada como semi-longa, tem textura sedosa e ajuda a modular as formas com comprimentos diferenciados: é curta na face, longa no dorso e nas lateriais e semi-longa nas demais partes. Os olhos, de um azul profundo, exprimem ao mesmo tempo auto-confiança e ingenuidade.

É preciso saber que as charmosas "luvas", constituem um desafio adicional para os criadores pela dificuldade em fixá-las. Cruzar um casal que as tenha perfeitas, ou seja, cobrindo apenas os dedos, não garante que nos filhotes elas sejam bonitas, e, de outra parte, pais com "luvas" ruins, altas ou curtas demais, podem dar ninhadas em que elas se apresentam excelentes.
SENSÍVEL

No convívio, o Sagrado da Birmânia revela-se um grande companheiro do dono, seguindo-o sempre, abrindo mão até da sua posição predileta, que é ficar preguiçosamente deitado. Sensível, pode deixar de comer por motivos afetivos e psicológicos, tais como a ausência do dono, a presença de estranhos ou um barulho inesperado. Tímido, mostra-se sociável com quem brinca com ele, mesmo quando já se tornou adulto ou idoso, e demonstra gostar dessas oportunidades para se aproximar das pessoas.

Entretanto, com os estranhos, sua atitude é reservada. Não gosta que o toquem e pode até morder se houver insistência. Lilly Anciau, juíza belga de todas as raças da FIFE - Federação Felina Internacional - comenta à Cães & Cia que "a docilidade que o Sagrado da Birmânia demonstra em casa, acaba nas pistas. Ele não permite ser tocado pelo juiz. Antes de morder, porém, adverte alterando sua voz baixa e calma para com um som que lembra uma tosse rouca". Este aparente ataque de tosse ocorre quando a raça fica nervosa, irritada ou não recebe a atenção desejada.

A sociabilidade, seja com o dono ou com outros animais, é importante para o Sagrado da Birmânia, sob pena dele tornar-se melancólico. Até com os cães se relaciona bem, como conta Fabiana Trevisan do Gatil D'Trevisan, São Paulo - SP, que já teve 3 gatos desta raça: "todos conviveram com os vários cães de casa e fizeram amizade com os da vizinhança".

Relativamente recente, o Sagrado da Birmânia foi reconhecido em 1925, na França, pela primeira vez. Na década de 60 começou a ser desenvolvido nos EUA, um dos países que mais o cria na atualidade. Raro no Brasil, é também difundido na França, Alemanha, Inglaterra, Escandinávia, Suécia e Bélgica.
FICHA

Aparência: Tamanho médio; corpo ligeiramente longo; pés redondos; estrutura forte, bochechas redondas; testa pouco arredondada; nariz médio sem stop; orelhas preferivelmente pequenas não tanto quanto as do Persa, inseridas bem separadas; olhos azuis, ligeiramente ovais. Pelagem com textura sedosa e semi-longa, mais longa no dorso e nas laterais e com pouco subpêlo. As pontas (face, orelhas, cauda, pernas e genitais) de coloração mais escura em contraste com a cor creme ou bege do corpo. O branco (simétrico) das 4 patas brancas deve ir até a articulação com as pernas ou até o ponto de encontro dos dedos com os metacarpos.
Cores: são reconhecidas 17 subdivididas em 4 grupos - Point (Red, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Cream), Tortie Point (Seal), Tabby Point (Cream, Seal, Blue, Chocolate, Lilac e Red) e Tortie Tabby Point (Seal, Blue, Chocolate e Lilac). Essas cores devem ser lisas e contrastar bem com o corpo. São indesejáveis manchas brancas na barriga e nos genitais, partes escuras das patas e peito e luvas subindo muito por trás das patas.
Base dos dados acima: Padrão Fife de 1992.
Escolha do filhote: as marcações nas extremidades só aparecem com 4 a 5 meses de idade. Evitar estrábicos (propensão da raça).
Cuidados: pelagem sedosa com pouco subpêlo não causa embolamento, requerendo só uma escovação semanal com escova de cerdas macias.
Ninhada: média de 4 filhotes.

Agradecemos aos entrevistados. Os brasileiros participaram revisando também este texto
Reportagem e redação: Carmen Olivieri. Edição de texto: Marcos Pennacchi

Fotos: Gatil Miguel Arcanjo

Scottish Fold


Este animal de várias cores (preto ou azul, por exemplo) e corpo de tamanho médio tem os olhos grandes, da cor do seu pêlo, nariz e orelhas pequenas, e a sua cauda mais ou menos longa. O primeiro aparecimento deste gato foi na Escócia em meados dos anos sessenta.

Ele é um gato muito simpático e dá-se bem com toda a gente, apesar de às vezes ser um pouco preguiçoso. Até que faz uma boa companhia para se ter em família, mas o seu pêlo requer cuidados especiais (principalmente as suas orelhas).

American Short




American Short Hair

O gato americano de cabelo curto ou shorthair americano é uma raça robusta que deve os gatos de trabalho que os primeiros colonos trouxeram muito para os Estados Unidos mas sua genealogia volta até uma Belle masculina avermelhada, chamada listrada que o correspondente foi da Inglaterra para o começo do século XIX, e que foi o primeiro registrando em baixos Estados Unidos o título "de Cabelo Curto." Depois ele/ela os conheceu a ele como "Doméstico de cabelo curto", mas de 1966 o nome oficial foi "americano de cabelo curto". Esta raça tem uma forma menos quadrada que o do bretão de cabelo curto.
Características físicas

Pelagem

Curta e densa para proteger do frio e a pele de machucados superficiais e nunca fina, longa ou suave.
Corpo

Compactamente construído, com patas de longo meio, redondas garras e não enfileira muito longo isso é estreitado para o fim cegado de final abrupto;
Cabeça

Grande e de bochechas cheias, facilmente mais longas que largo, com orelhas ligeiramente arredondadas, uma curva contínua da testa até a coroa e nariz de longo meio;
Olhos

Grande e muito aberto, a tampa superior com uma curva amendoada, o completamente redondo inferior, em uma colocação facilmente oblíqua. Cor ouro brilhante menos nos olhos azuis ou estranhos no objetivo; verde ou isto countersinks na prata de ones listrada; verde ou verde azulou nesses pontilhou prata; casaco: curto, grosso, unifique e duro ao tato; Fonte


* Reprodução
Cor

61 reconhecidas pela CFA entre branco, preto, azul, vermelho, Silvers, Chinchillas, Cameos, Shadedes, Smokes, Tortoiseshells, Creams, Tabbies e bicolores, exceto os exemplares nas cores chocolate, sable, lavanda, lilás, cores de Siamês e com marcação tabby do Abissínio. O padrão da The Internacional Cat Association - TICA reconhece todas as cores. Fonte

Peso: fêmeas 4,5kg - machos 6,3kg.

Shorthair Britânico


O Shorthair Britânico é dos gatos mais velhos da Inglaterra. Este gato de cor preto ou branco (por exemplo) e de grande tamanho é bastante esperto, e adora o seu dono. Por ser tão esperto, muitos tratadores de animais recomendam este gato para se usar em filmes.

Ele é muito calmo, independente e tem os seus sentidos apurados. Se o que se pretende é um gato muito esperto e amoroso, então o Shorthair Britânico é uma boa escolha.

Shorthair Exótico


Este gato de tamanho médio alto tem o pêlo suave de cor preto ou vermelho (por exemplo), olhos grandes e redondos, orelhas pequenas, nariz curto e cauda também curta. Esta raça foi criada em meados de 1960. Este animal é bastante amigável e curioso. Ele adora que se esteja atento a ele, e ele não largará o dono até ter o que quer.

Também energético, ele está sempre a brincar até ficar cansado. Faz um bom animal de estimação se o que se pretende é um gato muito mexido, que adore brincar (apesar de às vezes ser um pouco chato).

SIAMÊS








GATO SIAMÊS
Protegido do rei



FILO: Chordata
CLASSE: Mammalia
ORDEM: Carnívora
FAMÍLIA: Felidae
NOME CIENTÍFICO: Felis catus
CARACTERÍSTICAS:
Patas traseiras mais compridas que as patas dianteiras.
Olhos azul-escuros e oblíquos Pelo fino, curto e brilhante. Período de gestação: 62 a 66 dias e 3 a 6 gatinhos por cria

Foi na Tailândia (antigo Sião) Que os ocidentais viram esses gatos pela primeira vez. Eles ficavam cuidadosamente protegidos no palácio real de Bangkok. Foram levados para a Inglaterra em 1884 e daí se espalharam para outras partes do mundo.

A elegância do corpo e a graça dos movimentos conquistaram para o siamês o título de príncipes dos gatos. Mas é o miado desagradável e a personalidade incomum que realmente o distinguem. Em relação ao dono , ele se comporta mais como um cão do que como um gato. Adora ser acariciado e pode passear atado numa coleira. É fiel e ciumento. Mas, como todo gato, ele às vezes age de modo estranho. Num instante, é capaz de passa da maior frieza às mais vibrantes expressões de afeto.

A fêmea requer cuidados especiais. No cio, ela fica quase histérica. Pode rolar pelo chão, gemendo, ou correr pela casa, rasgando e arranhando tudo o que encontrar pela frente. Ela deve acasalar mais cedo possível. Um mês depois do acasalamento, suas tetas começam a inchar e os filhotes podem ser sentidos em seu ventre. Eles nascem brancos e vão mudando de cor à medida que crescem.

Somali


Este gato foi descoberto em meados dos anos sessenta, e derivou do Abissínio. Ele é um pouco mimado, o que faz com que precise de muita atenção e afecto. Por causa de ser tão mimado, odeia ficar fechado em casa, especialmente sozinho. Ele não é só defeitos.

Também é muito activo e gosta de brincar, o que faz com que ele seja uma boa companhia para as crianças, desde que elas o liguem. Muito esperto, ele também é bastante amoroso. Se der para gastar tempo com ele, então ele será um bom animal de estimação, e não dará muitos problemas.

Sphynx


Origens

O Sphynx, não e fruto de manipulações genéticas. O gene responsável pela sua nudez é a « alopécia hereditaria » e é recessivo.

No ano de 1966 em Ontário no Canada, uma gata de quinta deu a luz numa ninhada um gato totalmente nu. Noutra ninhada seguinte voltou a acontecer o mesmo, então estes gatos deram origem a uma nova raça que começa por ser baptizada como Gatos da Lua, de seguida como Canadiano Nu e finalmente como nome que tem actualmente SPHYNX:

Muitas criações por todo o mundo começam a trabalhar na nova raça para tentar fixar os caracteres e fazem cruzamentos sucessivos com outras raças (Devon-Rex, Cornish-Rex e Americano de pelo curto).

Gato Sphynx

Os cruzamentos com Devon-Rex foram entretanto abandonados devido a uma doença genética mortal chamada «Spaticity».

Hoje em dia os Sphynx’s são gatos fortes e resistentes sem problemas de saúde também graças a criadores honestos e amantes da raça.
Temperamento

O Sphynx é um gato muito afectuoso até possessivo, muito agarrado ao seu dono, tipo «pote-de-cola» adora ser mimado.

É um gato vivo sociável, muito inteligente, enérgico, muito brincalhão e nunca agressivo.

Quando o dono chega a casa procura imediatamente a sua companhia e recebe-o com grandes demonstrações de carinho e muita brincadeira.
Penalidades

Aspecto muito frágil, delicado.

Muito pequeno. Cabeça muito estreita, peito recto, corpo compacto ou muito longo. Olhos muito pequenos assim como os dedos.

Pêlos encaracolados, tipo Devon-Rex.
Características da Raça

O Spynx é um gato de corpo musculado de aparência fina mas de ossatura forte.

Cabeça – Angulosa de forma triangular com a fronte plana e com rugas, maçãs do rosto bem salientes.

Nariz – Largo, curto e com stop bem definido ( o nariz direito é penalizado nesta raça ).

Olhos – Grandes em forma de limão, um pouco oblíquos, bem espaçados, e com um olhar muito expressivo.

Todas as cores são admitidas.

Orelhas – Grandes, quanto maiores melhor, bem afastadas e largas na base, com os bordos arredondados.

Patas - Devem ser longas, finas e musculosas, com os pés ovais de dedos longos, com almofadas bem espessas.

Pele – O mais nua possível, com uma textura que lembra a camurça ou a pele do pêssego, quente ao toque e muito agradável de acariciar, deve conservar rugas no pescoço, peito e patas.

Só são admitidos pelos na base das orelhas, nariz, ponta da cauda e testículos. (A falta de rugas também é penalizada em exposições.) Todas as cores e padrões são admitidos.

Ventre – Cheio e redondo, como depois de uma refeição farta.

Cauda – Longa e afilada.
Características Particulares

* A pele do sphynx transpira como a do homem.
* Os gatinhos nascem com a pele muito enrugada.

Cuidados

O Sphynx, como todos os gatos é capaz de fazer a sua própria higiene, mas devido às suas características necessita de alguns cuidados extras para a sua higiene. Como a sua pele por falta de pêlo não elimina a gordura, deve ser limpo com um pouco de leite de toillete para bebé ou toalhetes sem álcool, uma vez por semana.

Banho, uma vez por mês com um champô neutro. Este procedimento além de tonificar e facilitar a circulação evita problemas de pele (dermatoses).

Cuidado com o sol directo pois a sua pele como é nua bronzeia com muita facilidade.

Os canais lacrimais devem ser limpos com uma loção (Optrex) ou soro fisiológico, pois produzem uma geleia acastanhada.

Orelhas, devem ser limpas uma vez por semana pois criam um cerùmen castanho, uso normalmente Otoclean que ajuda a evitar problemas com otites.

Limpar também as patas assim como as almofadas retirando corpos estranhos e cortar regularmente as unhas com alicates próprios para o efeito.
Alimentação

Deve ser usada uma alimentação a base de croquetes, topo de gama rica em calorias pois o Sphynx precisa de uma alimentação forte devido a perda de calor pela sua pele nua. Ter sempre água limpa e fresca a sua disposição.

Todos os gatinhos devem ser desparasitados uma vez por mês até aos 6 meses, depois de 6 em 6 meses na fase adulta. Desparasitar sempre antes do rappel das vacinas que deve ser feito todos os anos.
Turco do lago de Van



Para ver um Van infeliz, basta pegá-lo ou tentar colocá-lo no colo. Contato físico com o dono se resume a esfregar a cabeça nele. "Os meus me seguem por toda a casa, esfregam a cabeça na minha perna, mas não sobem no colo", afirma Claudia. "Se eu estiver assistindo televisão, preferem ficar no chão, em uma poltrona ou deitar ao meu lado", acrescenta. Diane conta: "Eles não gostam de ser carregados e quem pegá-los se arrisca a levar um arranhão ou uma dentada." Como não apreciam ficar no colo, precisam ser acostumados a andar de coleira desde pequenos - a única forma de sair com eles, sem transportá-los em caixas.

Aprendem com facilidade. Claudia diz que seus Vans assimilam muito rápido onde devem fazer as necessidades e a não arranhar as poltronas. Os de Diane aprendem facilmente uma brincadeira que ela ensina. "Bato a mão no meu ombro e eles imediatamente pulam em mim e ficam se equilibrando, passando de um ombro ao outro", diz. "Normalmente, se não fazem o que ensinamos é porque não querem e não por não aprenderem", comenta.

São pouco pacientes com crianças. "Os Vans não suportam as brincadeiras mais exaltadas dos pequenos", comenta Barbara. Cláudia diz que os dela fogem dos seus netos e, se provocados com cutucões ou puxões, defendem-se com unhadas. "Fora alguns arranhões leves em meus sobrinhos, não houve maiores problemas", resume Diane. Com estranhos, eles são reservados. "Quando um desconhecido entra em casa, ficam alertas e se aproximam cuidadosamente, mantendo certa distância", conta Claudia. "Mas não mostram qualquer intimidade, como se esfregar nas pernas do visitante ou pular sobre ele." Os gatos de Jan observam o estranho sem se deixar tocar.

O Turkish Van tem um corpo forte e longo, enfeitado por olhos grandes e oblíquos, que podem ser azuis, âmbares ou um de cada cor (olhos ímpares ou odd eyes). A pelagem é semilonga, mas seu comprimento pode variar conforme a estação climática, alterando a aparência do gato. Os próprios padrões da The International Cat Association (Tica) e da CFA mencionam que a pelagem da raça fica curta no verão e substancialmente longa no inverno. A cor tradicional é a chamada de auburn - corpo branco com manchas vermelhas. As outras colorações, sempre restritas apenas às manchas da cabeça, da cauda e eventualmente do corpo - são a creme, a preta e a azul. As manchas podem ainda ser tortoiseshell (escama-de-tartaruga), com duas cores (preto e vermelho ou azul e creme) ou tabby (riscada), com listras sobre elas. A Inglaterra é o único país em que há restrição a todas essas cores e marcações. A entidade inglesa GCCF e a Fife aceitam apenas a cor auburn e a creme, sendo que essa última foi reconhecida somente no ano passado.

Sua pelagem não tem subpêlos - os maiores responsáveis pelos nós e pela constante queda de pêlos que sujam os ambientes por onde os gatos passam. Por essa razão, os entrevistados afirmam que não é preciso escovar o Turkish Van, exceto quando trocam os pêlos, uma vez por ano.

A raça é bastante resistente e saudável. O veterinário Bruce Ferguson, professor na Universidade da Flórida-EUA e doutor em comportamento animal, tem conhecimento de apenas um mal de origem genética, associado à raça: o Pectus Excavatum, conhecido também como "esterno torcido". Trata-se de uma angulação incorreta das costelas, que acaba por pressionar os pulmões e o coração. Dos 40 Vans que já tratou, dois portavam o mal. Em casos brandos, o gato leva uma vida normal. Nos mais graves, apresenta dificuldade de respirar e dores no peito. O tratamento é cirúrgico e o animal não deve se reproduzir, para evitar a disseminação da doença. Nenhum dos quatro criadores entrevistados observou esse mal em seus exemplares.
TURCO ANTIGO

De raça muito antiga, o Turkish Van foi levado em 1955 para a Inglaterra, pelas inglesas Laura Laushington e Sonia Holliday. Elas participavam de uma expedição fotográfica no Lago Van, na Turquia, quando ganharam um casal desses gatos. Os primeiros exemplares eram da cor auburn. Quatro anos mais tarde, Laura importou mais exemplares. A raça chegou aos EUA em 1983, por intermédio da criadora Barbara Reark, da Flórida - EUA. O Turkish Van foi reconhecido pela mais importante entidade inglesa, a GCCF, em 1959. Nos EUA tornou-se oficial somente algumas décadas depois. Pela Tica em 85, e pela CFA, nove anos mais tarde. Outra raça de origem turca, da região de Ancara, chamada Turkish Angorá, costuma ser confundida com a Turkish Van. O Angorá, porém, tem estrutura mais esguia, cabeça mais longa e estreita e não tem a marcação Van.
PADRÃO OFICIAL

The International Cat Association (Tica)

Cores/Divisões/Categorias reconhecidas: Categoria Tradicional, Divisão Particolor, todas as cores, Somente padrão Van.(Nota: Vermelho/branco e creme/branco podem apresentar marcas tabbies, sem que tal fato seja possível de penalização. Tal fato se deve à dificuldade para se distinguir entre um autêntico vermelho e um vermelho tabby em um gato padrão Van.)
Descrição Geral: o Turkish Van é um gato de constituição muito sólida, de pelagem semilonga, com o manto variando de acordo com a estação do ano, peito e ancas muito largas. O poder e a força da raça são evidenciados pelo corpo substancial e pelas pernas poderosas. Uma das características mais marcantes é o distinto padrão e marcação. O Turkish Van possui um temperamento essencialmente impositivo e é de natureza afável. Deve parecer alerta, saudável e estar com grooming impecável; deve, também, estar limpo, disposto e preparado para o manuseio, livre de parasitas de qualquer natureza. Os machos devem ser maiores e mais imponentes; as fêmeas possuem tamanho de médio a grande e excelente balanço e equilibrio. Durante o manuseio, não se deve conter os movimentos com força, pressionando o corpo do animal, deve ser aplicada, apenas, uma pressão firme e segura. Sentem-se mais confortáveis e se mostram melhor quando são deixados sozinhos sobre a mesa de julgamento (se o temperamento assim o permitir).
Cabeça: a cabeça tem a forma de cunha modificada, larga nos machos e semilarga nas fêmeas. A cabeça é minimamente mais longa do que larga. O focinho tem formas harmoniosas, em proporção com a cabeça, com break definido, mas não excessivo, na área de inserção dos bigodes (em gatos com pelagem completamente desenvolvida deve ser sentido com os dedos). A mordida deve ser parelha e o queixo é arredondado. A cara não deve manter nenhuma semelhança com a de uma raposa. As bochechas são altas e o perfil é "esculpido"com uma reentrância ou um suave stop na altura dos olhos. O nariz apresenta uma curva que aponta para baixo não existe nenhum ângulo agudo na cabeça. O pescoço é medianamente curto e musculoso.
Olhos: os olhos são grandes e expressivos. Têm o formato de caroço de pêssego ou de noz, colocados no meio do rosto, levemente oblíquos. Os olhos podem ser azuis, âmbar ou odd (um de cada cor). Permite-se que os olhos sejam verdes, mas se dá preferência àqueles em tonalidade âmbar. Não devem ser penalizados gatos com menos de 18 meses de idade e que apresentem cor de olhos desmaiada ou pouco intensa. As bordas dos olhos são rosadas, a menos que tenham a coloração de spots eventuais e aleatórios
Orelhas: as orelhas são grandes, colocadas relativamente altas na cabeça, voltando-se suavemente para os lados. A altura é igual à distância que as separas.
Corpo: o corpo é longo, grande e substancial. A caixa torácica é levemente arredondada, sem porções achatadas. O peito é cheio e largo e o corpo se estreita suavemente para a região pélvica, que deve ser bastante forte. O desenvolvimento muscular deve ser perigoso. Deve dar a sensação de peso e de firmeza ao toque. Não deve ser penalizada pele solta entre as patas traseiras. Os machos são maiores e mais imponentes; as fêmeas são mais delicadas. Os filhotes não possuem o toque firme e musculoso dos adultos.
Pernas e Pés: as pernas são colocadas afastadas, médias em comprimento e em ossatura. As patas traseiras são mais longas do que as dianteiras. As pernas são elegantes e musculosas, afilando-se para pés arredondados. Os dedos dos pés possuem fartos tufos de pêlo. O couro do nariz é pink, exceto onde ocorram spots eventuais e aleatórios.
Cauda: a cauda tem o formato de "pluma"ou "pincel"; de comprimento médio e em proporção com o resto do gato. A cor deve ser contínua desde a cauda até a ponta. Em gatos tabbies, deve apresentar anéis e ser mais escura na parte de cima. A cor pode se estender pelas ancas (Os pêlos devem ter, pelo menos 50mm de comprimento em gatos adultos.)
Cor e Padrão: a cor deve ser branco-giz, sem nenhum traço de amarelo. A marcação segue o Padrão Van (o que significa que o gato possui uma "chama" na cabeça e cauda de cor, com corpo branco). Uma brilhante mancha branca (blaze) deve se estender pelo nariz até a testa indo, pelo menos, até às orelhas. A marcação é idealmente restrita à cabeça e à cauda, mas alguns exemplares podem apresentar spots (manchas) aleatórios em até 20% do corpo do gato (incluídas a cor da cabeça e da cauda), sem nenhuma penalidade. Não devem ser penalizadas gatos em que a cor se estenda além da cabeça ou das ancas e spots aleatórios. Os cremes e vermelhos possuem marcas tabbies; outras cores são verdadeiras, seguindo as características da Descrição de Cores. A cor da cabeça pode estar presente em apenas um ou em ambos os lados.
Cor e Padrão: a cor deve ser branco-giz, sem nenhum traço de amarelo. A marcação segue o Padrão Van (o que significa que o gato possui uma "chama" na cabeça e cauda de cor, com corpo branco). Uma brilhante mancha branca (blaze) deve se estender pelo nariz até a testa indo, pelo menos, até às orelhas. A marcação é idealmente restrita à cabeça e à cauda, mas alguns exemplares podem apresentar spots (manchas) aleatórios em até 20% do corpo do gato (incluídas a cor da cabeça e da cauda), sem nenhuma penalidade. Não devem ser penalizadas gatos em que a cor se estenda além da cabeça ou das ancas e spots aleatórios. Os cremes e vermelhos possuem marcas tabbies; outras cores são verdadeiras, seguindo as características da Descrição de Cores. A cor da cabeça pode estar presente em apenas um ou em ambos os lados.
Couro: Todas as partes recobertas com couro são rosadas, com exceção daquelas partes em que há spots.
Observações Gerais: o gen do spotting branco está presente e pode se manisfetar através de manchas em forma de retalhos nas partes de cor, sobre um dos olhos, fazendo com que a íris seja azul, ou, ainda, como um pequeno spot na ponta da cauda. A ocorrência de surdez não é reconhecida nessa raça.
Pelagem: a pelagem é impermeável, resistindo à água, com pêlo semilongo, obedecendo a variações sazonais. A textura é macia, similar à do veludo. A pelagem de verão não é tão macia quanto a de inverno, que é mais farta, cheia, longa e macia. O subpêlo não deve ser encaracolado. O desenvolvimento completo da pelagem acontece em gatos com mais de dois anos, com manto de inverno. Durante o verão, a pelagem é mais curta, com exceção da cauda. Os pêlos permanecem levemente afastados do corpo. É desejável que os pêlos da barriga e das coxas traseiras tenham aspecto e textura esvoaçantes.
Penalização: branco amarelecido; cor em mais do que 20% do gato; falta da chama branca no rosto.
Desclassificação: condições físicas desfavoráveis; padrão bicolor; adultos com tamanho extremamente pequeno.
Verificar Regulamentos de Exposição da FCGB, disposições a respeito de penalização/desclassificação a que estão sujeitos todos os exemplares.
PARA SABER MAIS

Clubes: Inglaterra, The Turkish Van Cat Club, (0044-171)568-8400. EUA, Vantastix Turkish Vans (001803) 652-3689.
Criadores: Jan Dowling, (0044-81-984-1550); Deborah Hayes, (001703)754-4376. Barbara Reark, 591-2792. (001352) Claudia Burnett, (001405) 340-5694. Diane Marcus, (001301) 983-1098.

Agradecemos aos entrevistados e à revisão técnica de Enock Pio de Oliveira, secretário da CFA do Brasil, de Érica K. de Araújo, juíza de todas as raças pela Tica e de José Clóvis do Prado Júnior, juiz internacional da Fife das raças de pêlo longo.

Reportagem: Rodrigo Flores. Redação: Carmen Olivieri. Edição de texto: Marcos Pennacchi.

quarta-feira, 30 de março de 2011

A Vida do gato


· A expectativa de vida de um gato de rua (sem dono) é de cerca de 3 anos. Um gato com dono e dentro de casa, pode chegar a 16 anos. Uma fêmea chamada "Ma", viveu por 34 anos, sendo o gato que viveu mais tempo, que se tenha registro, até hoje.
. Para calcular a idade do seu gato, considere que o primeiro ano de vida equivale à 15 anos humanos. Adicione 4 (anos) a cada ano a mais de vida que ele tiver.

Gatos ou são amados ou odiados


· Napoleão Bonaparte, Dwight Eisenhower e Hitler, detestavam gatos.
·Winston Churchill, Abraham Lincon, Florence Nightngale, Robert E. Lee, Sir Isaac Newton, Mark Twain, compositores como Ravel e Chopin , Buddha, Mohammed, Jules Verne, Ernest Hemingway, Henry David Thoreau, Monet, Renoir. Scarlatti and Liszt, Camille Saint-Saens, Albert Schweitzer, adoravam gatos.

O Sono do gato


· Gatos adultos e sadios passam 15% de sua vida em sono profundo. Em sono leve por 50% de sua vida, o que deixa apenas 35% do tempo no estado acordado. Mas passam do estado de sono profunda para acordado e alerta, mais rápido do que qualquer espécie.

O Banho do gato


· Os gatos são muito limpos e passam cerca de 30% de sua vida se limpando.
· Quando se lavam, os gatos perdem quase tanto líquido quanto perdem na urina.

O Miado do gato


· O gato treme quando sente muita dor.
· O ronronar nem sempre é por alegria e prazer. Alguns gatos ronronam alto quando estão muito assustados ou com dor.
. Gatos selvagens miam muito menos do que os domésticos. Isso se deve ao fato dos gatos aprenderem que miando chamam a atenção do homem para suas necessidades.

Gatos respondem mais facilmente a nomes terminados com som "i".

Quando o gato está assustado, seu pêlo se eriça por todo o corpo. Quando ele vai atacar, o pêlo se eriça somente numa estreita faixa sobre a coluna ve

Os ossos dos gatos


· Quase 10% dos ossos dos gatos se encontra na cauda, e esta é responsável pela manutenção do seu equilíbrio.
· O gato doméstico é a única espécie que consegue manter a sua cauda ereta enquanto anda. A cauda também é demonstrativo do estado de humor do gato.

Como os gatos demonstram amizade


. Gatos esfregam o rosto em objetos e pessoas para marcar com o seu cheiro, como uma assinatura. O odor é deixado por glândulas, que possuem na parte anterior do rosto.
. Fêmeas esfregam o corpo em machos que querem e também, de uma forma geral, todos se esfregam naqueles que sabem serem maiores e mais fortes, mas não quer dizer que o considerem superiores. É uma deferência e um pedido de amizade.

O Olfato do gato


O gato possui aproximadamente 60 a 80 milhões de células olfatórias. O homem possui entre 5 a 20 milhões.
· Os gatos possuem um órgão olfatório especial no céu da boca, chamado: Orgão de Jacobson. É um analisador de odores e é por isso que as vezes vemos os gatos abrir a boca estranhamente (riso sardônico), quando sente odores fortes.

A visão do gato


· Em proporção ao corpo, os gatos são os mamíferos que possuem os maiores olhos.
·Um gato enxerga 6 vezes melhor do que um humano à noite, porque necessita de 1/6 da quantidade de luz necessária ao homem para enxergar.
· Recentes estudos revelaram que os gatos podem ver o amarelo, azul e o verde. Ainda não se sabe ao certo, se conseguem ver o vermelho, provavelmente essa cor é vista como cinza ou preto..

· O campo de visão de um gato é de 185 graus.
. Os gatos sacrificaram os detalhes e as cores pela capacidade de enxergar com pouquíssima luz. Eles não conseguem enxergar pequenos detalhes, vêem o mundo desfocado.
. Por serem muito sensíveis à luz, os olhos dos gatos possuem pupilas verticais. Quando totalmente abertas, ocupam uma área proporcionalmente maior do que a pupila do homem.
. No fundo do olho, os gatos tem uma camada de células denominadas "tapetum lucidum". A luz, após absorção, é refletida por essas células de volta para a retina, para que seus receptores tenham uma segunda chance de captá-la. Isso aumenta a eficiência dos receptores da retina em cerca de 40%.
· Gatos de olhos azuis e brancos de pelagem, são geralmente surdos.
· Leva cerca de 2 semanas para o filhote ouvir bem e seus olhos abrem em média com 7 dias.

Semelhança entre o homem e o gato


· Homens e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções.
· O cérebro do gato é mais similar ao do homem do que ao do cão.
· O gato possui mais ossos do que os humanos. Enquanto o homem possui 206, os gatos possuem 245 ossos.
· Os gatos possuem 30 vértebras, 5 a mais que os humanos.

· Gatos possuem 32 músculos que controlam suas orelha. Ele pode girar suas orelhas, independentemente, a quase 180 graus, e 10 vezes mais rápido do que o melhor cão de guarda.
· A audição dos gatos é muito mais sensível do que a dos homens e cães. Seus ouvidos afunilados, canalizam e amplificam os sons como um megafone.
· Os gatos ouvem até 65 khz (kilohertz), enquanto que os homens ouvem até 20 khz.

Toda semana uma galeria de fotos para quem curte os bichanos /fotos nº1





Fotos nº 2





Fotos nº 3





Fotos nº 4